UMA PRETENÇÃO LIBERTADORA E UMA PREDISPOSIÇÃO DE ORDEM: GESTÕES AUTÔNOMAS DE ARTE CONTEMPORÂNEA NA AMÉRICA LATINA

Autores

  • Jorge Sepúlveda Curatoría Forense
  • Guillermina Bustos Curatoría Forense

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v2i2.43676

Palavras-chave:

arte contemporânea, gestão autônoma, cenas locais, institucionalidade, América Latina.

Resumo

Breve resenha sobre a estrutura e metodologia de trabalho dos grupos de gestão autônoma na América Latina. De que maneira se organizam coletiva e colaborativamente, como estabelecem seus próprios parâmetros institucionais, ensaiam novas possibilidades locais de produzir e entender as artes no contemporâneo. Suas ações se radicam em um constante exercício de perseguição da incerteza, em um recorrente e sempre provisória ação de por a prova o sabido e o pensado.

  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Sepúlveda, Curatoría Forense

Jorge Sepúlveda T., Curador independente e crítico de arte. Realizou e assessorou mais de 25 exposições coletivas e individuais de artistas visuais sulamericanos. Em 2005 cria o grupo de trabalho Curatoría Forense, depois de ter sido o editor da revista digital de arte e ciências sociais Sepiensa entre 2000 e 2006.  Assessorou, apresentou e organizou conferências e seminários sobre artes visuais contemporâneas, circuitos de arte, fundos culturais públicos, imaginário artístico e imaginário social em instituições e espaços de gestão autônoma na Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Chile, Equador, França, Itália, México, Uruguai e Venezuela. Suas análises e textos foram publicados em diversas mídias, destacam-se: Documenta 12 magazine, SalonKritik, ArteyCrítica, revista Plus e Alzaprima.  Em 2013 publica o livro: Encuentro de Gestiones Autónomas de Artes Visuales Contemporáneas, Córdoba, 2011. É membro fundador e coordenador da Rede de Gestão Autônoma em Arte Contemporânea – www.gestionautonomadearte.net.

Referências

BOURDIEU, Pierre. (1992) Les règles de l’art. Genèse et structure du champ litéraire. Traducción castellana de Thomas Kauf :Las reglas del arte. Génesis y estructura del campo literario. (Barcelona: Anagrama). 1997.

Bürger, Peter. (1974) Theorie der Avantgarde (Frankfurt: Suhrkamp). Traducción castellana de J. García, Teoría de la Vanguardia (Barcelona: Península). 1987.

MELLADO, Justo Pastor. (2015) Escenas Locales, ficción, historia y política en la gestión de arte contemporáneo. (Córdoba: Curatoría Forense).

NUÑEZ, Kamilla.Espaços autônomos de arte contemporânea. ISBN 978-85-64022-33-1 En portugués. Rio de Janeiro, Brasil. 2013. Editora Circuito.

PETRONI, Ilze & Sepúlveda T, Jorge. (editores). (2011) Encuentro de Gestiones Autónomas de Artes Visuales Contemporáneas. (Córdoba: Curatoría Forense).

PETRONI, Ilze & Sepúlveda T, Jorge. (editores). (2014). Directorio de Gestiones Autónomas de Arte Contemporáneo – Latinoamérica. (Córdoba: Curatoría Forense).

QUINTERO, Susana. (2013)De Artistas Para Artistas.Crónica viva de (deriva sutil en torno a) los espacios alternativos (independientes, autogestionados, autónomos) en Bogotá.Edición Digital.

Charlas:

AUTÓNOMOS, no independientes | Jorge Sepúlveda T. | Modus Operandi . Bogotá, Colombia. Abril 2013.

Artículos:

PETRONI, Ilze & Sepúlveda T, Jorge . (2014) Algunas hipótesis sobre Gestiones Autónomas de Arte Contemporáneo. http://www.curatoriaforense.net/niued/?p=2348

PETRONI, Ilze & Sepúlveda T, Jorge. (2013) DE NECESIDAD Y URGENCIA. Formar una red para la autonomía de sus miembros. http://www.curatoriaforense.net/niued/?p=1891

PETRONI, Ilze & Sepúlveda T, Jorge. (2013) Trabajar en Arte Contemporáneo. http://www.curatoriaforense.net/niued/?p=2173

PETRONI, Ilze & Sepúlveda T, Jorge. (2011) Autónomos, no Independientes. http://www.curatoriaforense.net/niued/?p=1215

Sitios Web:

Encuentro de Gestiones Autónomas de Artes Visuales Contemporáneas. Junio – Julio 2011. Córdoba, Argentina. Organizado por Curatoría Forense, Casa Trece y Secretaría de Cultura de la Provincia de Córdoba (Argentina).

Red de Gestiones Autónomas. 2012 - hasta la actualidad. Iniciativa de Curatoría Forense - Latinoamérica.

VADB - Comunidad de Arte Contemporáneo Latinoamericano. www.vadb.org

Publicado

2016-10-11

Como Citar

SEPÚLVEDA, J.; BUSTOS, G. UMA PRETENÇÃO LIBERTADORA E UMA PREDISPOSIÇÃO DE ORDEM: GESTÕES AUTÔNOMAS DE ARTE CONTEMPORÂNEA NA AMÉRICA LATINA. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 2, n. 2, p. 023–030, 2016. DOI: 10.5216/ac.v2i2.43676. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/43676. Acesso em: 27 abr. 2024.