Iluminação e Espacialidade em Adolphe Appia

Autores

  • José de Oliveira Júnior

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v2i3.43586

Palavras-chave:

Appia, Iluminação, Espacialidade, Ginastica Rítmica, Obra de Arte Total.

Resumo

RESUMO

O presente trabalho intitulado: Iluminação e Espacialidade em Adolphe Appia se propõe fazer uma abordagem histórica e bibliográfica sobre as contribuições do referido teórico para a transformação do espaço cênico teatral a partir de uma reformulação cenográfica que tem como elementos formadores a iluminação e a espacialidade cênica. Contribuições estas inspiradas na encenação do drama Wagneriano e na Ginástica Rítmica. A pesquisa faz uma breve exposição histórica sobre as práticas teóricas de Richard Wagner e Jaques-Dalcroze, visto serem estas duas personagens de suma importância para o trabalho teórico desenvolvido por Appia. Feitas a correlações pertinentes entre os teóricos abordados, dedicou-se às proposituras teóricas de Adolphe Appia acerca da reformulação do espaço cenográfico teatral, expondo os elementos constituintes de sua proposta a partir da análise de sua obra: A Obra de Arte Viva; trazida à cena teatral no início do século XX.

Palavras-Chave: Appia, Iluminação, Espacialidade, Ginástica Rítmica, Obra de Arte Total.

 

ABSTRACT

The following work is entitled: Lighting and spatiality in Adolphe Appia. It aims to make a historical and bibliographical approach about the contributions of his work to the transformation of theatrical scenic scene. For that reason, the analyses here were done from a scenic makeover that has as forming elements the lighting and spatiality scenic. These contributions were inspired by Wagnerian`s drama staging and Rhythmic Gymnastics. However, this research is a brief historical exhibition on the life and theoretical practices of Richard Wagner and JaquesDalcroze, once these two characters are crucial to the theoretical work of Appia. Therefore, after discussing the relevant correlations between the authors approaches I discuss the theoretical suggestions of Adolphe Appia about reshaping theatrical scenic space, exposing the elements of its proposal by analyzing his work: The Work of Living Art; brought to the theater scene in the early twentieth century.

Keywords: Appia, Lighting, Spaciality, Rhythmic Gymnastics, Total Art Work.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Referências:

APPIA, Adolphe. A Obra de Arte Viva. Tr. Redondo Junior. Lisboa: Arcádia s/d (c 1959) 190 p.

BAUDELAIRE, Charles. Richard Wagner e Tanhauser em Paris, Tr. Eliane Marta Teixeira Lopes. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013, 184 p.

CAMARGO, Roberto Gill. Função Estética de Luz. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva. 2012. pp.17-42.

MACEDO, Iracema. Nietzsche, Wagner e a Época Trágica dos Gregos. São Paulo: Annablume, 2006. pp.43-143.

MANTOVANI, Anna. Cenografia. São Paulo: Ática Editora, 1989. pp.19-39

ROUBINE, Jean Jacques. Introdução às Grandes Teorias do Teatro. Tr. André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. 2000. pp. 158-169.

_______. A Linguagem da Encenação Teatral. Tr. Yan Michalski. 2ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora. 1998. pp. 105-125.

ANDRADE, Maíra Lemes. O Ritmo na Ação do Ator: um Fenômeno do Espaço. 166f. Dissertação (Mestrado em Artes) Universidade de São Paulo, São Paulo. 2005. pp.04-59.

MADUREIRA, José Rafael. Émile Jaques-Dalcroze: sobre a experiência poética da Rítmica – uma exposição em 9 quadros inacabados. 209 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP 2008. pp. 41-110.

MOREIRA, Ana Lúcia Iara Gobiram. Método Dalcroze: uma educação para o corpo. 23 f. Monografia (Pós-Graduação em Música) – Universidade Estadual Paulista, São Paulo, SP, 2003. PP.18.

PEREIRA, Miguel Serpa. Cinema e Ópera: um encontro estético com Wagner. 130f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Artes). Universidade de São Paulo, SP, 1995. pp.51-64.

PEREIRA, Silmara Cintra. GesamtkunstWerk, Um Encontro com Vênus, 130 dissertação (Mestrado em Música, Cultura e Sociedade) Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO. 2008. pp. 49-88.

PEREIRA, Silmara Cintra; NORONHA, Márcio Pizarro. Concepções de arte na obra - pensamento de Richard Wagner http://www.congressohistoriajatai.org/anais2008/doc%20(77).pdf.

SILVA, A. Carlos. Vozes, Músicas, Ação: Dalcroze em Cena. Conexões entre Rítmica e Encenação. 138 f. Dissertação (Mestre em Artes Cênicas e Prática Teatral) - Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2008. pp. 49-101.

TUDELA, Eduardo Augusto da Silva. Práxis Cênica Como Articulação de

Visualidades: A Luz na Gênese do Espetáculo. 609 f. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) Universidade Federal da Bahia. Salvador, BA, 2013. pp. 554-604.

URSSI, Nelson José. A Linguagem Cenográfica. 122 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2006. pp. 35-47.

CAVALCANTE, Anna Hartmann. Fragmentos dissonantes: o nascimento de Richard Wagner em Bayreuth. Estudos Nietzsche, Curitiba, v. 1, n. 1, p.13-34, Jan. /jun. 2010. ISSN 2179-344.

______. Nietzsche e Wagner: arte e renovação da cultura. Psicanálise & Barroco em revista. v.9, n.2, p.101-116, dez.2011.

DUDEQUE, Norton. O drama Wagneriano e o papel de Adolphe Appia em suas transformações cênicas. REVISTA CIENTIFICA. /FAP. Curitiba. v.4, n.1 p.1-16, jan./jun. 2009.

MACEDO, Iracema. Nietzsche, Bayreuth e a época trágica dos gregos. Revista Kriterion,dez 2005, vol.46, no. 112, p.283-292. ISSN 0100-512X.

MOTA, Marcus. Fontes para os estudos teatrais I: Contribuições de A. Appia e E.Piscator. Revista Urdimento. Nº18 p.43-57. Março 2012.

RAMOS, Talitha. Desenhos que Revolucionaram a Cena Teatral. Revista Eletrônica de Arquitetura e Urbanismo, São Judas Tadeu, n 10, p.153-167, jul. /dez. 2013. ISSN 1984-5766

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

JÚNIOR, J. de O. Iluminação e Espacialidade em Adolphe Appia. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 2, n. 3, p. 188–202, 2016. DOI: 10.5216/ac.v2i3.43586. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/43586. Acesso em: 22 nov. 2024.