Palhaço Fenomenológico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v2i3.43512

Palavras-chave:

fenomenologia, palhaço, principios de practica, poetica

Resumo

Este artigo apresenta a introdução a Poética do Palhaço, minha tese de doutoramento apresentada em 2016 à RCSSD, Universidade de Londres. Esta tese propõe uma poética do palhaço com base na análise fenomenológica dos princípios fundamentais da prática palhaço. Este artigo em particular, procura relacionar esses princípios ao conceito de desajustamento (misfitness). Na prossecução desta hipótese de desajustamento, o artigo examina o palhaço como um fazedor pragmático - a premissa inicial é: o palhaço é o que o palhaço faz. Não é através de essência, mas através das práticas da palhaçada que podemos identificar o que "faz" um palhaço: não se trata do ‘palhaço interior’, mas sim do ‘palhaço exterior’ - o palhaço como a manifestação de um ‘ser-no-mundo’, no sentido Heideggeriano.

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Biografia do Autor

Marcelo de Almeida Libanio, Royal Central School of Speech and DramaSecretaria de Estado de Educação DF

PALHAÇO E PROFESSOR há mais de 30 anos. Mestrado em teatro na Royal Holloway College a doutorado na Royal Central School of Speech and Drama - ambas parte da Universidade de Londres.

Professor e coordenador pedagógico da Secretaria de Educação do DF, exerce sua finção sempre ligado na arte e cultura contemporânea.

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Publicado

2016-12-29

Como Citar

LIBANIO, M. de A. Palhaço Fenomenológico. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 2, n. 3, p. 072–087, 2016. DOI: 10.5216/ac.v2i3.43512. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/43512. Acesso em: 22 nov. 2024.