Palhaço Fenomenológico
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v2i3.43512Palavras-chave:
fenomenologia, palhaço, principios de practica, poeticaResumo
Este artigo apresenta a introdução a Poética do Palhaço, minha tese de doutoramento apresentada em 2016 à RCSSD, Universidade de Londres. Esta tese propõe uma poética do palhaço com base na análise fenomenológica dos princípios fundamentais da prática palhaço. Este artigo em particular, procura relacionar esses princípios ao conceito de desajustamento (misfitness). Na prossecução desta hipótese de desajustamento, o artigo examina o palhaço como um fazedor pragmático - a premissa inicial é: o palhaço é o que o palhaço faz. Não é através de essência, mas através das práticas da palhaçada que podemos identificar o que "faz" um palhaço: não se trata do ‘palhaço interior’, mas sim do ‘palhaço exterior’ - o palhaço como a manifestação de um ‘ser-no-mundo’, no sentido Heideggeriano.Downloads
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