Palhaço Fenomenológico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v2i3.43512

Palavras-chave:

fenomenologia, palhaço, principios de practica, poetica

Resumo

Este artigo apresenta a introdução a Poética do Palhaço, minha tese de doutoramento apresentada em 2016 à RCSSD, Universidade de Londres. Esta tese propõe uma poética do palhaço com base na análise fenomenológica dos princípios fundamentais da prática palhaço. Este artigo em particular, procura relacionar esses princípios ao conceito de desajustamento (misfitness). Na prossecução desta hipótese de desajustamento, o artigo examina o palhaço como um fazedor pragmático - a premissa inicial é: o palhaço é o que o palhaço faz. Não é através de essência, mas através das práticas da palhaçada que podemos identificar o que "faz" um palhaço: não se trata do ‘palhaço interior’, mas sim do ‘palhaço exterior’ - o palhaço como a manifestação de um ‘ser-no-mundo’, no sentido Heideggeriano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo de Almeida Libanio, Royal Central School of Speech and DramaSecretaria de Estado de Educação DF

PALHAÇO E PROFESSOR há mais de 30 anos. Mestrado em teatro na Royal Holloway College a doutorado na Royal Central School of Speech and Drama - ambas parte da Universidade de Londres.

Professor e coordenador pedagógico da Secretaria de Educação do DF, exerce sua finção sempre ligado na arte e cultura contemporânea.

Referências

Bailes, Sarah Janes - Performance theatre and the Poetics of failure: Forced entertainment, goat island, elevator repair service. New York, NY: Taylor & Francis, 2010.

Beré, Marcelo - ‘Clown: A misfit by profession – Misfitness and clown’s principles of practice’, Comedy Studies, London, 4(2), pp. 205–213. doi: 10.1386/cost.4.2.205_1, September 2013.

Burnier, Luis Otávio- A Arte de Ator: da Técnica `a Representação, Campinas, Brazil: Editora Unicamp, 2001.

Carman, Tailor. - Heidegger’s Analytics – Interpretation, Discourse and Authenticity in Being and Time. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

Carroll, Nöel. Humour: A very short introduction. Oxford: Oxford University Press, 2014.

Davison, Jon - Clown: Readings in theatre practice. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2013.

Dreyfus, Hubert - Being-in-the-world. Cambridge: MIT Press, 1991.

Dreyfus, Hubert - Skillful coping. Essays on the phenomenology of everyday perception and action. Edited by Mark A. Wrathall. Corby: Oxford University Press, 2014.

Heidegger, Martin., Macquarrie, J. and Robinson, E. - Being and time: A translation of Sein und Zeit. Oxford: Blackwell Publishers, 2012.

Heidegger, Martin and Carman, Tailor - Basic writings: Martin Heidegger. Edited by David Farrell Krell. London: Taylor & Francis, 2010.

Hillman, James - Healing fiction: On Freud, Jung, Adler. 3rd edn. Dallas: Distributed by Continuum Pub. Group, 1994.

Jung, Carl G. and Hull, R.F.C. - Four archetypes. London: Routledge, 2003.

Lecoq, Jacques, translated by Carasso, J.-G., Lallias, J.-C., Bradby, D. and McBurney, S. - The moving body: Teaching creative theatre. New York: Routledge Member of the Taylor and Francis Group, 2002.

May, Shaun - Rethinking practice as research and the cognitive turn. United Kingdom: Palgrave Pivot, 2015.

Mulhall, Simon. - Routledge philosophy guidebook to Heidegger and ‘being and time’. 2nd edn. New York: Taylor & Francis, 2005.

Nöe, Alva, - Varieties of Presence. London: Harvard University Press, 2012.

Peacock, Louise. - Serious play: Modern clown performance. Bristol, UK: Intellect Books, 2009.

Simon, Eli - The art of clowning: More paths to your inner clown. 2nd edn. New York: Palgrave Macmillan, 2012.

Wittgenstein, Ludwig - translated [from the German] by G. E. M. Anscombe - Philosophical investigations Philosophische untersuchungen. 3rd edn. Oxford: Blackwell Publishers, 1963.

Wright, John, Jones, T. and Wright, S.J. Why is that so funny? A practical exploration of physical comedy. London: Hern, Nick Books, 2006.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

LIBANIO, M. de A. Palhaço Fenomenológico. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 2, n. 3, p. 072–087, 2016. DOI: 10.5216/ac.v2i3.43512. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/43512. Acesso em: 5 nov. 2024.