EXERCÍCIO DE DESCONSTRUÇÃO APONTAMENTOS SOBRE GESTÃO AUTÔNOMA E O CAMPO ARTÍSTICO CONTEMPORÂNEO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v2i2.42144Palavras-chave:
gestões autônomas, campo artístico, crença, autonomiaResumo
Com base na experiência empírica, este artigo destina-se como um ensaio crítico, como uma especulação dialética entre praxis e teoria, acerca dos limites ou incapacidade de a autonomia das gestões autônomas de arte contemporânea em relação ao microcosmo social específico em que participam, além de sua colocação nas periferias ou limites do mesmo. Pretende questionar as premissas de tais gestões de arte à luz da instituição que as regula e modeliza.
Downloads
Referências
BAUDRILLARD, Jean (1972): Pour une critique de l’économie politique du signe (París: Gallimard). Traducción castellana de Aurelio Garzón del Camino, Crítica de la economía política del signo (México: Siglo XXI, 2005).
BOURDIEU, Pierre (1992): Le regles de l’art (París: du Seuil). Tradução castelhana de Thomas Kauf, Las reglas del arte (Barcelona: Anagrama, 2005).
________________ (2003): Creencia artística y bienes simbólicos. Elementos para una sociología de la cultura. (Buenos Aires – Córdoba: Aurelia*Rivera). Tradução castelhana de Alicia Gutiérrez.
BOURDIEU, Pierre & Jean Claude PASSERON (1970): La reproduction (París: Minuit). Tradução castelhana de E.L, La reproducción. Elementos para una teoría del sistema de enseñanza (Barcelona: Laia, 1977).
BOURDIEU, Pierre, Jean Claude CHAMBOREDON & Jean Claude PASSERON (1973): Le métier de sociologue (Paris: École Pratique des Hautes Études). Tradução castelhana de Fernando Hugo Azcurra e José Sazbón, El oficio del sociólogo. Presupuestos epistemológicos (Buenos Aires: Siglo XXI, 2002).
BÜRGER, Peter (1974): Theorie der Avantgarde (Frankfurt: Suhrkamp). Tradução castelhana de Jorge García, Teoría de la Vanguardia (Barcelona: Península, 2000).
FOUCAULT, Michel (1969): L’archéologie du savoir (Paris: Gallimard). Tradução castelhana de Aurelio Garzón del Camino, La arqueología del saber (Madri: Siglo XXI, 1972).
FRAENZA, Fernando (2014): “Efectos ideológicos y de conocimiento, en un arte sin materia y pleno de relaciones”, Exota. Las artes visuales en Córdoba (Córdoba: Sin editorial).
FRAENZA, Fernando & Alejandra PERIÉ (2016): “La sangre del mártir y la tinta del sabio”, Revista Comunidad Offline. Arte, diseño y espacio público N° 1, pp. 3-18 (Córdoba). Disponível em www.comunidadoffline.com.ar.
FRAENZA, Fernando; Ma. Antonia DE LA TORRE & Alejandra PERIÉ (2009): Ver y estimar arte apreciándonos a nosotros mismos, a comienzos del tercer milenio, y sobre todo, en regiones periféricas del mundo (Córdoba: Brujas).
GRÜNER, Eduardo (2016): “De la revolución artística al arte revolucionario”, La Izquierda Diario (Buenos Aires).
MARTÍN-BARBERO, Jesús (1990): “Campo cultural y proyecto mediador”, Alternativa Latinoamericana N° 11 (Mendoza: Acción Popular Ecuménica).
KANT, Immanuel (1785): Grundlegung der Metaphysik der Sitten. Tradução castelhana de Roberto R. Aramayo, Fundamentación para una metafísica de las costumbres (Madri: Alianza, 2002).
______________ (1790): Kritik der Urteilskraft. Tradução castelhana de José Rovira Armengol (Buenos Aires: Losada, 2005).
GONZÁLEZ VALLEJOS, Miguel (2010): “El concepto de leyes prácticas en la ética kantiana”, Revista de Filosofía Vol. 66, pp. 107-126 (Santiago: Universidade do Chile).
RANCIÈRE, Jacques (2004): Malaise dans l’esthétique (Paris: Galilée). Tradução castelhana de Miguel Petracca, Lucía Vogelfang y Marcelo G. Burello, El malestar en la estética (Buenos Aires: Capital Intelectual, 2011).
WILLIAMS, Raymond (1977): Marxism and Literature (Oxford: Oxford University Press). Tradução castelhana de Pablo di Masso, Marxismo y Literatura (Barcelona: Península/Biblos).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.