EXERCÍCIO DE DESCONSTRUÇÃO APONTAMENTOS SOBRE GESTÃO AUTÔNOMA E O CAMPO ARTÍSTICO CONTEMPORÂNEO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v2i2.42144

Palavras-chave:

gestões autônomas, campo artístico, crença, autonomia

Resumo

Com base na experiência empírica, este artigo destina-se como um ensaio crítico, como uma especulação dialética entre praxis e teoria, acerca dos limites ou incapacidade de a autonomia das gestões autônomas de arte contemporânea em relação ao microcosmo social específico em que participam, além de sua colocação nas periferias ou limites do mesmo. Pretende questionar as premissas de tais gestões de arte à luz da instituição que as regula e modeliza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilze Petroni, Universidade Nacional de Córdoba, Córdoba, Argentina. / Universidad Provincial de Córdoba. Córdoba, Argentina.

Pesquisadora de arte contemporânea. Doutora em Artes pela Faculdade de Artes e Licenciada em Comunicação Social, especialização Pesquisa e Planejamento, pela Escola de Ciências da Informação (ECI) da Universidade Nacional de Córdoba (UNC). Trabalhou como professora assistente nos
departamentos Movimentos Estéticos e Cultura Argentina; Seminário Cultura Popular e Cultura de Massa e Seminário Problemas da Sociedade Contemporânea (ECI, UNC). Membro da equipe de pesquisa dedicada aos problemas do filme argentino dirigida por a Mgter. María Paulinelli, com o qual

publicou Cinema e Ditadura (2006); Poéticas no cinema argentino: 1995-2005 (2005); Cinema e imaginário. Alguns filmes do fim do século (2000)  participou de Cinema Documental, Memória e Direitos Humanos (Buenos Aires, 2007). Entre 2009 e 2013, foi membro da equipe de pesquisa “Recuperação e análise de documentos do arquivo de filmes Canal 10 e património visual e audiovisual de Córdoba”, dirigida pela Dra. Silvia Romano (FFyH, UNC), com que publicou a “A mala verde: história de vida, trabalhos fotográficos e fragmentos na Colecção Anselmo Pérez” (2013).
Tem participado em várias reuniões acadêmicas e científicas nacionais e internacionais. Foi bolsista do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET, 2008-2012). De 2009 a novembro 2014 foi coordenadora geral do grupo Curatoría Forense com o qual deu palestras, seminários, oficinas e residências em arte contemporânea, sistema de arte, gestão autônoma, política, teoria e crítica de arte contemporânea na Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Equador, França, Itália, México, Peru, Uruguai e Venezuela. Em abril de 2012, fundou e coordenou a Rede de G estões Autônomas de Arte Contemporânea - América Latina e, em 2013, criou a Editorial Curatoría Forense com o qual publica o livro Diretório de Gestões Autônomas de Artes Visuais Contemporâneas (2014) e Encontro de Gestões Autônomas de Artes Visuais Contemporâneas :: Córdoba 2011 (2013).
Atualmente, e membro da equipe de pesquisa “Auto-consciência histórica e esfera pública no disenho e e as artes visuais no início do terceiro milenio” liderada pelo Dr. Fernando Fraenza no Centro de Pesquisa e Produção de Artes da Faculdade de Artes, UNC. 2358-6060

Professora de História das Artes Visuais III na Escola de Belas Artes "Dr. José Figueroa Alcorta", da Facultade de Arte e Design da Universidade Provincial de Córdoba. Vive e trabalha em Córdoba, Argentina.

Referências

BAUDRILLARD, Jean (1972): Pour une critique de l’économie politique du signe (París: Gallimard). Traducción castellana de Aurelio Garzón del Camino, Crítica de la economía política del signo (México: Siglo XXI, 2005).

BOURDIEU, Pierre (1992): Le regles de l’art (París: du Seuil). Tradução castelhana de Thomas Kauf, Las reglas del arte (Barcelona: Anagrama, 2005).

________________ (2003): Creencia artística y bienes simbólicos. Elementos para una sociología de la cultura. (Buenos Aires – Córdoba: Aurelia*Rivera). Tradução castelhana de Alicia Gutiérrez.

BOURDIEU, Pierre & Jean Claude PASSERON (1970): La reproduction (París: Minuit). Tradução castelhana de E.L, La reproducción. Elementos para una teoría del sistema de enseñanza (Barcelona: Laia, 1977).

BOURDIEU, Pierre, Jean Claude CHAMBOREDON & Jean Claude PASSERON (1973): Le métier de sociologue (Paris: École Pratique des Hautes Études). Tradução castelhana de Fernando Hugo Azcurra e José Sazbón, El oficio del sociólogo. Presupuestos epistemológicos (Buenos Aires: Siglo XXI, 2002).

BÜRGER, Peter (1974): Theorie der Avantgarde (Frankfurt: Suhrkamp). Tradução castelhana de Jorge García, Teoría de la Vanguardia (Barcelona: Península, 2000).

FOUCAULT, Michel (1969): L’archéologie du savoir (Paris: Gallimard). Tradução castelhana de Aurelio Garzón del Camino, La arqueología del saber (Madri: Siglo XXI, 1972).

FRAENZA, Fernando (2014): “Efectos ideológicos y de conocimiento, en un arte sin materia y pleno de relaciones”, Exota. Las artes visuales en Córdoba (Córdoba: Sin editorial).

FRAENZA, Fernando & Alejandra PERIÉ (2016): “La sangre del mártir y la tinta del sabio”, Revista Comunidad Offline. Arte, diseño y espacio público N° 1, pp. 3-18 (Córdoba). Disponível em www.comunidadoffline.com.ar.

FRAENZA, Fernando; Ma. Antonia DE LA TORRE & Alejandra PERIÉ (2009): Ver y estimar arte apreciándonos a nosotros mismos, a comienzos del tercer milenio, y sobre todo, en regiones periféricas del mundo (Córdoba: Brujas).

GRÜNER, Eduardo (2016): “De la revolución artística al arte revolucionario”, La Izquierda Diario (Buenos Aires).

MARTÍN-BARBERO, Jesús (1990): “Campo cultural y proyecto mediador”, Alternativa Latinoamericana N° 11 (Mendoza: Acción Popular Ecuménica).

KANT, Immanuel (1785): Grundlegung der Metaphysik der Sitten. Tradução castelhana de Roberto R. Aramayo, Fundamentación para una metafísica de las costumbres (Madri: Alianza, 2002).

______________ (1790): Kritik der Urteilskraft. Tradução castelhana de José Rovira Armengol (Buenos Aires: Losada, 2005).

GONZÁLEZ VALLEJOS, Miguel (2010): “El concepto de leyes prácticas en la ética kantiana”, Revista de Filosofía Vol. 66, pp. 107-126 (Santiago: Universidade do Chile).

RANCIÈRE, Jacques (2004): Malaise dans l’esthétique (Paris: Galilée). Tradução castelhana de Miguel Petracca, Lucía Vogelfang y Marcelo G. Burello, El malestar en la estética (Buenos Aires: Capital Intelectual, 2011).

WILLIAMS, Raymond (1977): Marxism and Literature (Oxford: Oxford University Press). Tradução castelhana de Pablo di Masso, Marxismo y Literatura (Barcelona: Península/Biblos).

Downloads

Publicado

2016-10-11

Como Citar

PETRONI, I. EXERCÍCIO DE DESCONSTRUÇÃO APONTAMENTOS SOBRE GESTÃO AUTÔNOMA E O CAMPO ARTÍSTICO CONTEMPORÂNEO. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 2, n. 2, p. 031–049, 2016. DOI: 10.5216/ac.v2i2.42144. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/42144. Acesso em: 28 abr. 2024.