EXERCÍCIO DE DESCONSTRUÇÃO APONTAMENTOS SOBRE GESTÃO AUTÔNOMA E O CAMPO ARTÍSTICO CONTEMPORÂNEO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v2i2.42144

Palavras-chave:

gestões autônomas, campo artístico, crença, autonomia

Resumo

Com base na experiência empírica, este artigo destina-se como um ensaio crítico, como uma especulação dialética entre praxis e teoria, acerca dos limites ou incapacidade de a autonomia das gestões autônomas de arte contemporânea em relação ao microcosmo social específico em que participam, além de sua colocação nas periferias ou limites do mesmo. Pretende questionar as premissas de tais gestões de arte à luz da instituição que as regula e modeliza.

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Biografia do Autor

Ilze Petroni, Universidade Nacional de Córdoba, Córdoba, Argentina. / Universidad Provincial de Córdoba. Córdoba, Argentina.

Pesquisadora de arte contemporânea. Doutora em Artes pela Faculdade de Artes e Licenciada em Comunicação Social, especialização Pesquisa e Planejamento, pela Escola de Ciências da Informação (ECI) da Universidade Nacional de Córdoba (UNC). Trabalhou como professora assistente nos
departamentos Movimentos Estéticos e Cultura Argentina; Seminário Cultura Popular e Cultura de Massa e Seminário Problemas da Sociedade Contemporânea (ECI, UNC). Membro da equipe de pesquisa dedicada aos problemas do filme argentino dirigida por a Mgter. María Paulinelli, com o qual

publicou Cinema e Ditadura (2006); Poéticas no cinema argentino: 1995-2005 (2005); Cinema e imaginário. Alguns filmes do fim do século (2000)  participou de Cinema Documental, Memória e Direitos Humanos (Buenos Aires, 2007). Entre 2009 e 2013, foi membro da equipe de pesquisa “Recuperação e análise de documentos do arquivo de filmes Canal 10 e património visual e audiovisual de Córdoba”, dirigida pela Dra. Silvia Romano (FFyH, UNC), com que publicou a “A mala verde: história de vida, trabalhos fotográficos e fragmentos na Colecção Anselmo Pérez” (2013).
Tem participado em várias reuniões acadêmicas e científicas nacionais e internacionais. Foi bolsista do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET, 2008-2012). De 2009 a novembro 2014 foi coordenadora geral do grupo Curatoría Forense com o qual deu palestras, seminários, oficinas e residências em arte contemporânea, sistema de arte, gestão autônoma, política, teoria e crítica de arte contemporânea na Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Equador, França, Itália, México, Peru, Uruguai e Venezuela. Em abril de 2012, fundou e coordenou a Rede de G estões Autônomas de Arte Contemporânea - América Latina e, em 2013, criou a Editorial Curatoría Forense com o qual publica o livro Diretório de Gestões Autônomas de Artes Visuais Contemporâneas (2014) e Encontro de Gestões Autônomas de Artes Visuais Contemporâneas :: Córdoba 2011 (2013).
Atualmente, e membro da equipe de pesquisa “Auto-consciência histórica e esfera pública no disenho e e as artes visuais no início do terceiro milenio” liderada pelo Dr. Fernando Fraenza no Centro de Pesquisa e Produção de Artes da Faculdade de Artes, UNC. 2358-6060

Professora de História das Artes Visuais III na Escola de Belas Artes "Dr. José Figueroa Alcorta", da Facultade de Arte e Design da Universidade Provincial de Córdoba. Vive e trabalha em Córdoba, Argentina.

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Publicado

2016-10-11

Como Citar

PETRONI, I. EXERCÍCIO DE DESCONSTRUÇÃO APONTAMENTOS SOBRE GESTÃO AUTÔNOMA E O CAMPO ARTÍSTICO CONTEMPORÂNEO. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 2, n. 2, p. 031–049, 2016. DOI: 10.5216/ac.v2i2.42144. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/42144. Acesso em: 21 maio. 2024.