THÉRÈSE, GUERREIRA DA SAGRADA FACE
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v2i2.42097Palavras-chave:
Sagrado, Arte, Ritual, Mito, Mitodologia em Arte, PerformanceResumo
Este artigo tem por objetivo refletir sobre a relação entre o sagrado e a arte na pesquisa encampada pela artista-pesquisadora Karla Lidiane Costa Martins Silva, acerca do mito Santa Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face, em andamento, no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu - Mestrado, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Da busca pela experiência com o divino para além dos muros do convento a que frequentava, a autora encontra no teatro um solo fértil para uma alquimia entre as forças do sagrado e a arte, recriando-as e articulando-as. Lança mão da Mitodologia em Arte, “que consiste num complexo de procedimentos de cunhos ritualísticos e míticos, que estimulam a eclosão de pulsões pessoais dos artistas, aperfeiçoando o pluralismo das imagens colhidas nas experiências ditas artetnográficas” (LYRA, 2014), um conceito / prática desenvolvido pela Prof.ª PhD Luciana Lyra (UERJ), que em si trafega pela Antropologia da Experiência (Antropologia da Performance), do antropólogo Victor Turner, e à Antropologia do Imaginário, do sociólogo Gilbert Durand.
Downloads
Referências
CAMPBELL, Joseph. O poder do mito. São Paulo: Palas Athena, 1990. 242 p.
COHEN, Renato. Performance como Linguagem – Criação de um espaço-tempo de experimentação. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.176 p.
DAWSEY, John. Victor Turner e a antropologia da experiência. Cadernos de Campo, São Paulo, n. 13, ano 14, p. 163-176, 2005.
DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário. São Paulo: Martins Fontes, 2002. 551 p.
DURAND, Gilbert. Mito, símbolo e mitodologia. Lisboa: Editorial Presença,1990.
GENNEP, Arnold Van. Os ritos de passagem. Petrópolis: Vozes, 1977. 181 p.
GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um Teatro Pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992. 220 p.
JESUS, Teresinha de. História de uma alma – manuscritos autobiográficos. São Paulo: Paulus, 1986. 339 p.
LYRA, Luciana de Fátima Rocha Pereira de. Da artetnografia; máscara-mangue em duas experiências performáticas. 2013. Relatório (Pós doutorado em Antropologia), FFLCH, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo-SP, 2013. (não publicado)
LYRA, Luciana de Fátima Rocha Pereira de. Guerreiras e Heroínas em processo: Da artetnografia à Mitodologia em Artes Cênicas. 2010. Tese (Doutorado em Artes), Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas-SP, 2011.
LYRA, Luciana de Fátima Rocha Pereira de. Mito Rasgado; Performance e Cavalo Marinho na cena in processo. 2005. Dissertação (Mestrado em Artes), Instituto de Artes. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas-SP, 2005.
OTTO, Rudolf. “O sagrado”. Perspectivas do homem. Lisboa: Edições 70. 1992. 323 p.
PITTA, Danielle Perin Rocha. Iniciação à teoria do imaginário de Gilbert Durand. Rio de Janeiro: Atlântica, 2005. 106 p.
STOCKER, Monika-Maria. Teresa de Lisieux 1873-1897: aventura de um grande amor. São Paulo: Musa Editora, 2000. 189 p.
TURNER, Victor W. O processo ritual: estrutura e antiestrutura. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 2013. 199 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.