THÉRÈSE, GUERREIRA DA SAGRADA FACE

Autores

  • Karla Lidiane Costa Martins Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v2i2.42097

Palavras-chave:

Sagrado, Arte, Ritual, Mito, Mitodologia em Arte, Performance

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre a relação entre o sagrado e a arte na pesquisa encampada pela artista-pesquisadora Karla Lidiane Costa Martins Silva, acerca do mito Santa Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face, em andamento, no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu - Mestrado, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Da busca pela experiência com o divino para além dos muros do convento a que frequentava, a autora encontra no teatro um solo fértil para uma alquimia entre as forças do sagrado e a arte, recriando-as e articulando-as. Lança mão da Mitodologia em Arte, “que consiste num complexo de procedimentos de cunhos ritualísticos e míticos, que estimulam a eclosão de pulsões pessoais dos artistas, aperfeiçoando o pluralismo das imagens colhidas nas experiências ditas artetnográficas” (LYRA, 2014), um conceito / prática desenvolvido pela Prof.ª PhD Luciana Lyra (UERJ), que em si trafega pela Antropologia da Experiência (Antropologia da Performance), do antropólogo Victor Turner, e à Antropologia do Imaginário, do sociólogo Gilbert Durand.

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Biografia do Autor

Karla Lidiane Costa Martins Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Mestranda em Artes Cênicas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Bolsista CAPES. Integrante do Grupo de extensão, pesquisa e criação em arte Mito, Rito e Cartografias Femininas na Arte, vinculado à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). karlamartins.arte@gmail.com

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Publicado

2016-10-11

Como Citar

COSTA MARTINS SILVA, K. L. THÉRÈSE, GUERREIRA DA SAGRADA FACE. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 2, n. 2, p. 128–139, 2016. DOI: 10.5216/ac.v2i2.42097. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/42097. Acesso em: 23 maio. 2024.