Cena Expandida: Boias-Frias e Teatro da Crueldade

Autores

  • John C. Dawsey Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Palavras-chave:

cena expandida, teatro da crueldade, boias-frias, extraordinário ou espantoso cotidiano, f(r)icção, experiência.

Resumo

Creio que as artes cênicas que se manifestam no extraordinário cotidiano de boias-frias em carrocerias de caminhões iluminam processos de diluição e, ao mesmo tempo, de expansão da cena. Nesses palcos se manifesta um teatro da crueldade. Cena expandida. Vida e teatro se tocam. Boiasfrias em cena. A seguir, se apresentam três personagens. Cada uma delas se manifesta em canaviais e carrocerias de caminhões, nos palcos do teatro cotidiano dos boias-frias: 1) sombras ou assombrações; 2) passageiros das barcas dos loucos no mar verde dos canaviais; e 3) bois agonizantes e brincalhões. Ao fim do percurso emergem quatro questões que, no registro dos boias-frias, se articulam à noção de cena expandida: 1) o teatro de um extraordinário ou espantoso cotidiano; 2) a experiência lúdica e agonizante de quem vira mercadoria; 3) a expressão do corpo que se transforma em bagaço; e 4) a imagem do passado que nos toca com o fulgor de um raio.

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Biografia do Autor

John C. Dawsey, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

JOHN C. DAWSEY é Professor Titular MS-6 (2007) em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (USP). Ph. D. em antropologia (1989) e mestre em teologia (1977) pela Emory University. Possui graduação em história (1973) pela Florida Southern College. Coordenador do Napedra (Núcleo de Antropologia, Performance e Drama) e do Núcleo de Artes Aro-Brasileiras, USP. Coordenador do Encontro Internacional de Antropologia e Performance (EIAP/2011) e do I Encontro Nacional de Antropologia e Performance (ENAP/2010). Entre outros livros, publicou “De que riem os boias-frias? Diários de antropologia e teatro”(2013) e coorganizou “Antropologia e performance: ensaios Napedra”(2013), “Terra do não lugar: diálogos entre antropologia e performance” (2013) e “Americans: imigrantes do Velho Sul no Brasil” (2005). Nas interfaces entre antropologia e teatro, tem interesse por reconfigurações do campo da antropologia suscitadas pela obra de Walter Benjamin. Desenvolve pesquisas em antropologia da performance, antropologia da experiência e antropologia benjaminiana.

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Publicado

2015-03-31

Como Citar

DAWSEY, J. C. Cena Expandida: Boias-Frias e Teatro da Crueldade. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 1, n. 2, p. 19–34, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/34766. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

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