POR UMA ESTÉTICA DA RECEPÇÃO CRIATIVA E DA COMUNICAÇÃO PERFORMATIVA NO TEATRO: IMAGEM, IMAGINAÇÃO e IMAGINÁRIO
Palavras-chave:
estética da recepção, imaginação, prazer, teatro.Resumo
O estudo pretende refletir sobre a recepção e a comunicação no teatro propondo, sobretudo, uma recepção criativa e uma comunicação ativa, cuja atuação do imaginário por meio do jogo performativo parece ser, respectivamente, uma suposição favorável. É certo que o sujeito receptor está em busca constante pela experiência, pela afetação, pelo prazer; mas possivelmente se trata de um encontro consigo mesmo, na procura de uma ação que mobilize sua própria criatividade, confrontando suas próprias idéias, emancipando ou transformando suas ideologias e exteriorizando suas sensibilizações e emoções. Neste caso, a arte seria um instrumento, o teatro um espaço para este encontro e o artista um provocador de uma ação que só sucede no consentimento do imaginário receptivo.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. O prazer do texto. Tradução de J. Guinsburg. Editora Perspectiva, São Paulo, 1996.
FERRACINI, Renato. Ensaios de atuação. Editora Perspectiva, São Paulo, 2013.
GUÉNOUN, Denis. O teatro é necessário? Editora Perspectiva, São Paulo, 2004.
GUINSBURG, Jacó. Diálogos sobre teatro. Org.: Armado Sergio da Silva. Edusp, 2002.
HONZL, Jindrich. A mobilidade do signo Teatral. Texto extraído da obra O signo teatral, a semiologia aplicada à arte dramática.
LIMA, Luiz Costa. A Literatura e o leitor: textos de estética da recepção. Editora Paz e Terra, São Paulo, 2002.
MAFFESOLI, Michel. O imaginário é uma realidade. Entrevista concedida à Revista FAMECOS, Porto Alegre, nº 15, agosto 2001
MERLEAU- PONTY. O visível e o invisível. Editora Perspectiva, São Paulo, 2005.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: EXO experimental org. Ed.34, 2005.
SARTRE, JEAN-PAUL. A imaginação. Tradução de Paulo neves, Porto Alegre. Editora L&m Pocket, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Nadiana Assis de Carvalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.