Aby Warburg e um pensar imagem
Palavras-chave:
Aby Warburg, Exposição, Teoria artísticaResumo
Estas breves laudas abordam a exposição Ninfas, Serpientes, Constelaciones. La Teoría artística de Aby Warburg que teve lugar no Museu Nacional de Belas Artes de Buenos Aires de abril até junho do ano de 2017. Com curadoria do historiador da arte argentino José Emílio Burucúa a mostra buscou organizar em cinco núcleos montagens de imagens que convidavam o expectador a pensar na intensa e labiríntica obra de Aby Warburg.
Downloads
Referências
BURUCÚA, José Emilio. Historia, arte, cultura: De Aby Warburg a Carlo Ginzburg. Madrid: Fondo de cultura económica, 2007.
BURUCÚA, José Emilio. Repercussões de Aby Warburg na América Latina. In: Revista Concinnitas, volume 02, número 2, dezembro de 2012.
BURUCÚA, José Emilio. Ninfas, Serpientes, Constelaciones. La Teoría artística de Aby Warburg. Buenos Aires: Museo de Bellas Artes, 2019.
LESCOURRET, Marie-Anne. Aby Warburg ou la tentation du regard. Paris : Hazan, 2014.
WARBURG, Aby. A Presença do Antigo. Textos Inéditos. Volume I. Campinas: Editora Unicamp, 2018.
WARBURG. Nascimento de Vênus e a Primavera de Sandro Botticelli. In: _ História de fantasmas para gente grande. São Paulo: Companhia das Letras, 2015a.
WARBURG. Domenico Ghirlandaio. Lisboa: KKYM, 2015b.
WARBURG. Atlas Mnemosyne. Madrid: Akal, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Visualidades
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.