La emergencia de una estética de resistencia política visual en el espacio público
Palavras-chave:
visualidades, imaginario, violencia.Resumo
Analisa intervenções estéticas de índole crítica e política no espaço público, relacionadas à violência e desaparecimento forçado durante a democracia, na construção de discursos sobre o passado recente de ditadura na América Latina. Da intencionalidade do produtor das intervenções estéticas no espaço público das visualidades dialogando com o aspecto político, nas intervenções estéticas, reside o interesse de abordar essa forma de resistência visual que trabalha ao nível do imaginário, através do discurso de narrativas visuais efêmeras e as metamemórias.
Downloads
Referências
Referencias
ANSALDI, Waldo. ¡A galopar, a galopar, hasta enterrarlos en el mar! In: ANSALDI, Waldo; GIORDANO, Verónica. América Latina: tiempos de violencia. 1. ed. Buenos Aires: Ariel, 2014.
______; ALBERTO, Mariana. Muchos hablan de ella, pocos piensan en ella. In: ______; GIORDANO, Verónica. América Latina: tiempos de violencia. 1. ed. Buenos Aires: Ariel, 2014.
ARAUJO, Fábio. Das “técnicas” de fazer desaparecer corpos: desaparecimentos, violência e política. Rio de Janeiro: Lamparina, 2014.
BENJAMIN, Walter. Para una crítica de la violencia. 1921. Disponible en:< http://www.ddooss.org/articulos/textos/walter_benjamin.pdf>. Acceso en: 16 nov. 2017.
DELGADO, Manuel. Sociedades movedizas. Pasos hacia una antropología de las calles. Barcelona: Anagrama, 2007.
GIUNTA, Andrea. Poscrisis: arte argentino después de 2001. 1. ed. Buenos Aires: Siglo Veintiuno, 2009.
MOUFFE, Chantal. Agonistics.Thinking the world politically. Londres: Verso, 2013.
RANCIÈRE, Jacques. Sobre políticas estéticas. Barcelona: Universitat Autónoma de Barcelona, 2005.
RODRIGUES, Roberta. Materialidades Efímeras en la Emergencia de una Estética de Resistencia Política en el Espacio Público. Una narrativa en Street-Art de Conflicto, Reclamo y Memoria en La Plata y Río de Janeiro. Tesis, FHCE, Universidad de la República, Montevideo, 2017.
SASSEN, Saskia. Una sociología de la globalización. Buenos Aires: Katz, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.