A eficácia da presença na cena contemporânea mediada pela tecnologia: o caso Play Me

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/vis.v16i2.48603

Palavras-chave:

telepresença, teatro contemporâneo, mediação

Resumo

Como pensar numa presença mediada pela tecnologia na cena teatral contemporânea e sua eficácia, enquanto efetuação de ações e afetos? Tal pergunta nos parece simplificar uma questão mais ampla e multifacetada. Pretendemos apresentar uma reflexão sobre a eficácia do conceito de presença no teatro a partir da análise da webvideoperformance Play Me de Rodrigo Campos em suas duas versões: para teatro e para internet. Propomo-nos a verificar como a noção de telepresença é capaz de sustentar uma multiplicidade de presenças no teatro.

 

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Biografia do Autor

Mariana Lima Muniz, Professora Titular da Escola de Belas Artes da UFMG

Doutora em História, Teoria e Prática do Teatro pela Universidad de Alcalá (Espanha). Pós-doutorado em História e Crítica do Teatro na Universidad de Buenos Aires (Argentina). Professora Titular da Escola de Belas Artes da UFMG

Carlos Henrique Falci, Escola de Belas Artes UFMG

Professor da Universidade Federal de Minas Gerais, atuando no programa de Pós-Graduação em Artes e no curso de Cinema de Animação e Arte Digital. Doutor em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Referências

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Publicado

2018-12-13

Como Citar

MUNIZ, M. L.; FALCI, C. H. A eficácia da presença na cena contemporânea mediada pela tecnologia: o caso Play Me. Visualidades, Goiânia, v. 16, n. 2, 2018. DOI: 10.5216/vis.v16i2.48603. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/48603. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos