Hipervisibilidade e self-disclosure: novas texturas da experiência social nas redes digitais

Autores

  • Carla de Abreu Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/vis.v13i2.34196

Resumo

A emergência das redes sociais alterou as formas de expressão e de socialização nas sociedades contemporâneas, influenciando as maneiras como nos relacionamos com o outro e com as visualidades. Hoje, as pessoas estão aprendendo a manejar qualitativamente aspectos de sua identidade para serem publicados nas interfaces sociais. Mediadas pelas tecnologias, essas pessoas estão experimentando novos posicionamentos de gênero e sexualidade. As reflexões deste artigo partem dos resultados parciais da investigação de doutorado e examina as práticas de ver e ser visto nas redes sociais, em particular, se centra em duas questões determinantes para entender essas experiências desde o digital: hipervisibilidade e self-disclosure. 

Palavras-chave: hipervisibilidade, autorrevelação, redes sociais


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla de Abreu, Universidade Federal de Goiás

Faculdade de Artes Visuais.

Referências

ALEXANDER, ; LOSH,. A YouTube of One's Own? In: PULLEN, C.; COOPER , M. LGBT Identity and Online New Media. New York: Routledge, 2010. p. 37-50.

BAUDRILLARD, J. Cultura y simulacro. Tradução de Pedro Rovira. Barcelona: Kairós, 1978.

BELLI, S. Emociones y lenguaje. Universidad Autònoma de Barcelona. Barcelona. 2009.

BINNIE, J. The globalization of sexuality. London: Sage, 2004. 167 p. ISBN: 9780761959366.

boyd, d. Dear Voyeur, meet Flâneur… Sincerely, Social Media. Surveillance & Society, 8, n. 4, 2011. 505-507. Disponivel em: <http://www.surveillance-and-society.org>. Acesso em: 10 jun. 2011.

boyd, d.; ELLISON, N. B. Social network sites: Definition, history, and scholarship. Journal of Computer-Mediated Communication, 13, n. 1, 17 Deciembre 2008. 210–230. Disponivel em: <http://www.danah.org/papers/JCMCIntro.pdf>. Acesso em: 25 fev. 2014. article 11.

BRUNER, J. La fábrica de historias: Derecho, literatura, vida. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2003.

BYUNG-CHUL, H. La sociedad de la transparencia. Tradução de Raúl Gabas. Barcelona: Herder Editorial, 2013.

CONELLY , M.; CLANDININ, J. Relatos de Experiencia e Investigación Narrativa. In: LARROSA, J. Déjame que te cuente. Ensayos sobre narrativa y educación. Barcelona: Laertes, 1995. p. 11-59.

ECO, U. La estrategia de la ilusión. Tradução de Edgardo Oviedo. Barcelona: DeBolsillo, 2012. ISBN: 9788499895109.

EGAN,. Lonely gay teen seeking same. The New York Times Magazine, 10 dez. 2000. 110-113. Disponivel em: <http://www.nytimes.com/2000/12/10/magazine/lonely-gay-teen-seeking-same.html>. Acesso em: 15 nov. 2013.

GROSS, L. Forword. In: O’RIORDAN, K.; PHILLIPS , D. J. Queer Online: Media, Technology and Sexuality. [S.l.]: Peter Lang Publishing, 2007. p. vii–x.

HERNÁNDEZ, F. ¿De qué hablamos cuando hablamos de cultura visual? Educação e Realidade, 30, n. 2, jul/dez 2005. 9-34.

HERNÁNDEZ, F. Espigador@s de la Cultura visual. Otra narrativa para la educación de artes visuales. Barcelona: Octaedro, 2007.

HERNÁNDEZ, F. Transitar y aprender dentro y fuera de la escuela: la relación de los jóvenes con la cultura visual como espacio de posibilidad y autoría. In: EDARTE Investigar con jóvenes: ¿Qué sabemos de los jóvenes como productores de cultura visual? Pamplona: Pamiela – Edarte (UPNA/NUP), 2013b. p. 83-92.

ÍÑIGUEZ, L.; BELLI, S.; HARRÉ, R. Tecnoemociones y discurso: la performance emocional. Revista Electrónica de Motivación y Emoción, España, 13, n. 34, 2010. 1-31. Disponivel em: <http://reme.uji.es/articulos/numero34/article6/texto.html>. Acesso em: 30 mar. 2014. ISSN-e 1138-493X.

KEEN, A. Vertigem digital: por que as redes sociais estão nos dividindo, diminuindo e desorientando? Tradução de Alexandre Martins. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

MEHDIZADEH,. Self-Presentation 2.0: Narcissism and Self-Esteem on Facebook. Cyberpsychology, Behavior, and Social Networking, 13, n. 4, August 2010. 357-364.

MITCHELL, W. J. T. Picture Theory. Chicago: The University of Chicago Press, 1994.

QIAN, H.; SCOTT, C. R. Anonymity and self-disclosure on weblogs. Journal of Computer-Mediated Communication, 12, n. 4, July 2007. 1428-1451.

SONTAG, S. Sobre La Fotografia. Tradução de Carlos Gardini e Aurelio Major. México: Sancillana Ediciones Generales, 2006.

Downloads

Publicado

2016-04-15

Como Citar

DE ABREU, C. Hipervisibilidade e self-disclosure: novas texturas da experiência social nas redes digitais. Visualidades, Goiânia, v. 13, n. 2, 2016. DOI: 10.5216/vis.v13i2.34196. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/34196. Acesso em: 28 mar. 2024.