Arte contemporânea: do que se trata? Notas feitas através da leitura do livro “The contingente object of contemporary art” de Martha Buskirk
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v13i2.34101Resumo
O que designa exatamente aquilo que chamamos de “arte contemporânea” nos dias atuais? Essa expressão é um rótulo estético, um estilo, um gênero, um período histórico ou o quê? A respeito de certos artistas argumentarem que faz arte contemporânea aquele que produz arte no seu tempo presente, este texto busca deslindar a complexidade de questões sobre este “paradigma” artístico através da leitura do livro The contingent object of contemporary art de Martha Buskirk. A autora, além da problematização sobre a contingência do objeto, traz questões acerca da autoria, originalidade e inserção dos novos modos de produção e fruição no mundo da arte.
Palavras-chave: arte contemporânea, autoria, obra de arte
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. A morte do autor. In: O Rumor da Língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. In: Benjamin e a obra de arte: técnica, imagem, percepção. BENJAMIN [et. al.]; tradução Marijane Lisboa e Vera Ribeiro; Tadeu Capistrano (org.). Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
BURSKIRK, Martha. The contingent object of contemporary art. Massachussets: Mitpress, 2003.
FOUCAULT, Michel. O que é um autor? (1969) In: Ditos e Escritos – Estética: literatura e pintura; música e cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.
HEINICH, Nathalie. Práticas da arte contemporânea: uma abordagem pragmática a um novo paradigma artístico. Sociologia&Antropologia. Rio de Janeiro. Vol. 04.02:351-372, Outubro, 2014.
HUYSSEN, Andreas. Escapando da amnésia – O museu como cultura de massa. In : Memórias do modernismo. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.