Modernidade e visualidade no projeto editorial da revista O Cruzeiro (1928-1945) - DOI 10.5216/vis.v11i1.28190
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v11i1.28190Resumo
O Cruzeiro foi uma revista semanal ilustrada, publicada no Brasil entre 1928 e 1975. O presente artigo tem como foco de estudo o desenvolvimento do projeto editorial do semanal desde o lançamento do primeiro número até o final da Segunda Grande Guerra, em 1945. Abordando aspectos relacionados às possibilidades tecnológicas dos meios de impressão, ao uso de fotografias, ilustrações e recursos tipográficos na diagramação das páginas do semanal, objetiva-se apresentar algumas das estratégias utilizadas na construção de uma cultura visual moderna associada aos conteúdos veiculados. Em circulação durante um período em que o país desejava modernizar-se, a revista ilustrada O Cruzeiro contribuiu para a incorporação de novos hábitos de leitura no cotidiano das pessoas, principalmente mediante a apresentação de formas características de articulação entre texto e imagem.
Palavras-chave: Revista O Cruzeiro, Design Gráfico Brasileiro, Tecnologia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.