Arquiteturas de (im)possibilidades: espaços expositivos de Robert Smithson - DOI 10.5216/vis.v10i1.23096
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v10i1.23096Resumo
Este trabalho investiga as considerações do artista norte-americano Robert Smithson sobre os espaços expositivos tradicionais: o museu e a galeria de arte, bem como de espaços inusitados e inexplorados pela arte até então. Procurando no conjunto de seus textos notamos como alguns pontos de vista são aprofundados e outros reelaborados, sobressaindo a limitação que o caráter abstrato e neutralizante do Cubo Branco proporciona e a averiguação sobre as ideologias por trás da materialização destes espaços.
Palavras-chave: Robert Smithson, espaços expositivos, critica de arte, cultura arquitetônica
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.