Do grafite aos murais e de volta outra vez: a paisagem urbana espetacular de Filadélfia - DOI 10.5216/vis.v10i1.23085
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v10i1.23085Resumo
A paisagem urbana contemporânea de Filadélfia é extremamente variada e colorida, com milhares de murais e de grafites municipais competindo por atenção nas paredes da cidade. Este é o resultado de uma contestação de longa data entre uma vigorosa tradição da arte de rua de natureza transgressiva e um ambicioso programa municipal destinado a controlar o espaço visual urbano através de uma arte pública oficialmente legitimada e patrocinada. Neste ensaio o papel de Filadélfia como um centro de inovação do grafite é discutido, tal como o são as Rede Anti-Graffiti existentes e o Programa de Arte Mural que visam conter o fenômeno do grafite por intermédio da produção de murais cívicos. Outros processos de embelezamento dos bairros através da arte pública, bem como as novas formas de arte de rua ilícitas, tais como cartazes e stencil, também serão abordadas.
Palavras-chave: Paisagem urbana, arte pública, grafite
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.