Waldomiro de Deus: cinquenta anos de arte
Resumo
O pintor Waldomiro de Deus fez cinqüenta anos de arte. Grande vitória para os que apreciam ou vivem de arte em nosso país. A sagração de Waldomiro de Deus ocorreu na mostra do Redescobrimento – Brasil 500 anos. A homenagem feita para Waldomiro de Deus foi muito apropriada já que ele representa justamente o Brasil novo, o Brasil mestiço, de cultura popular extasiante no Trópico Sul. Ultrapassando os limites entre a pureza elitista da linguagem moderna da arte e os elementos próprios da cultura icônica popular, Waldomiro propõe a síntese contemporânea de elementos próprios de expressão da cultura brasileira ou da aclimatação da norma externa aos particularismos locais. (..)
--
O Núcleo de Estudos Mário Pedrosa está vinculado à Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás e dá continuidade aos esforços realizados por instituições públicas visando incentivar e aprimorar o debate sobre História e Crítica de Arte no Brasil e aprofundar os estudos sobre o legado da trajetória de Pedrosa para se pensar a produção artística moderna e contemporânea.
Entrevistadores: Caroline Rofre, Dalton Oliveira de Paula, Juliano Moraes e Marcelo Mari
Transcrição da entrevista: Bárbara Lopes Moraes, José Antonio Loures Custódio, Luana Lopes Xavier
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.