A produção audiovisual como instrumento de resistência dos povos indigenas
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v8i1.18248Resumo
Tendo como modelo o projeto “Vídeos nas Aldeias” (ONG que incentiva a produção audiovisual indígena no Brasil), essa pesquisa pretende investigar o uso da linguagem audiovisual como espaço de emancipação e resistência das sociedades indígenas no Brasil. O estudo será desenvolvido através de oficinas de produção de vídeo documentário, oferecidas aos alunos da licenciatura indígena da UFG. Os alunos serão orientados para a elaboração de roteiros, uso de câmeras e posteriormente a montagem do filme. Argumento que a produção de imagens pelos índios sobre eles mesmos e com seu próprio olhar pode suscitar reflexões importantes neste campo e a construção de novos pontos de vista sobre eles. A metodologia e referencial teórico terá como referencia os estudos sobre vídeo etnográfico, a Antropologia e os estudos culturais.Palavras-chave: Vídeo etnográfico, sociedades indígenas, resistência
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.