Viva as diferenças: experiência visual e interpretação crítica do significado de diferença cultural a partir de uma campanha publicitária da Coca-cola
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v8i1.18242Resumo
Esta pesquisa analisa abordagens que fundamentam a educação para a cultura visual em relação à idéia de diferença cultural. Serão feitas entrevistas individuais com um grupo de estudantes da Licenciatura em Artes Visuais da UFG nas quais se utilizará como ponto deflagrador uma experiência visual proporcionada pela peça publicitária Birdman da Coca-cola, veiculada no Brasil durante o ano de 2007, cujo slogan é: “Viva as diferenças”. Em uma segunda fase os alunos participarão de um grupo focal. Este estudo busca explorar como futuros professores se posicionam diante de diversos sentidos de diferença em jogo em nossa sociedade, especialmente, através dessa peça publicitária, além de investigar como eles propõem uma abordagem crítica da idéia de diferença cultural.Palavras-chave: diferença cultural, educação para a cultura visual, publicidade
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.