O Lobo Mau, Pinóquio e as Irmãs Más como imagens transgêneras em Shrek: traços pedagógicos - DOI 10.5216/vis.v8i1.18225
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v8i1.18225Resumo
Este artigo é o resultado parcial de um projeto de Iniciação Científica e parte de uma análise dos filmes Shrek, Shrek segundo e Shrek terceiro, especificamente das representações dos personagens Lobo Mau, Pinóquio e irmãs feias, que não se enquadram heteronormativamente nos binômios macho x fêmea e homem x mulher. A série Shrek transita entre o publico infantil e adulto, mas tem um conteúdo complexo que gera diferentes formas de expectação. Este trabalho reflete sobre essas questões por meio de uma abordagem pedagógica que incentiva o entendimento a categoria trans e o respeito aos gêneros trans.
Palavras-chave: Cinema, educação da cultura visual, teoria queer
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.