Das origens do cinema às teorias da linguagem cinematográfica: um breve panorama sobre os modos de abordagem do texto fílmico - DOI 10.5216/vis.v7i2.18196
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v7i2.18196Resumo
Desde sua criação, o cinema serviu de palco para que vários pesquisadores, teóricos e realizadores formulassem, por meio dos filmes, questões acerca da fundamentação de sua linguagem. O cinema traz, em seu âmago, diretrizes que orientam os estudos teóricos para um caminho que parece ser um só: a abordagem textual ou discursiva do filme. Este é um enunciado, é um discurso construído de significações e significados. Tomando por base essa orientação, o que se pretende aqui é oferecer um breve panorama a respeito dos modos de abordagem do texto fílmico, sejam eles textuais, cognitivistas, fenomenológicos, linguísticos, semiológicos ou semióticos.Palavras-chave: Cinema, abordagem histórica, linguagens
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.