Tereza Bicuda: a senhora, a diaba e a louca - DOI 10.5216/vis.v7i1.18132
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v7i1.18132Resumo
Este projeto de pesquisa pretende explorar a lenda de Tereza Bicuda através da análise do conteúdo das diferentes narrativas (imaginários visuais) encontradas sobre ela. O elemento narrativo é rico para entender essas representações e transformações. Antes de analisar “as estórias” propriamente ditas, será preciso investigar a formação histórica da região, levantar a bibliografia existente e, posteriormente, resgatar os temas e as narrativas. Aproveitarei os resultados da pesquisa de campo já realizada pela historiadora Nei Clara de Lima – “Histórias da gente de Jaraguá”, 2003, (9 versões) e farei a coleta de novas histórias mais ligadas às preocupações da cultura visual. Como o mito Tereza Bicuda confere visibilidade à cultura local. Como as diferentes representações de Bicuda pode nos ensinar sobre as expressões simbólicas de uma cultura e da realidade histórica local. Como os atores da população de Jaraguá vêem sua própria história. Que traços identitários (ou estereotipias) as diferentes narrativas de Tereza revelam. Como diferentes atores da região re-interpretam o seu passado. Como as narrativas fantásticas da tradição oral popular podem ser estudadas na perspectiva da cultura visual. Qual a importância desses estudos para a linha Culturas de Imagem e Processos de Mediação? Uma educação estética popular? Ao longo do processo da pesquisa é minha intenção constituir um banco de dados, reunindo narrativas relativas à apreensão e à reinvenção do mito Tereza Bicuda no tempo e no espaço local para utilização estética pedagógica intertextual entre visualidade e cênica.
Palavras-chave: Cultura popular, teatro, Tereza Bicuda, memória
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.