Faces da cultura visual e da aprendizagem: um estudo das máscaras da Festa de São Tiago de Mazagão Velho - DOI 10.5216/vis.v6i1eI2.18098
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v6i1ei2.18098Resumo
Nesta pesquisa pretendo analisar relações simbólicas e identitárias de processos de aprendizagem da feitura e utilização de máscaras da Festa de São Tiago de Mazagão Velho, estado do Amapá. A festa acontece desde o séc. XVIII e inclui um Baile de Máscaras. Ser do gênero masculino e estar mascarado são critérios para participação. Também me interessa investigar conexões de sentidos lúdicos, mágicos, estéticos e morais que observei nas diversas vezes que participei do evento. A descrição e análise que esta investigação constrói são baseadas nas múltiplas interpretações e experiências vivenciadas pelos participantes da festa. Utilizarei a perspectiva da cultura visual para compreender o uso simbólico da máscara, investigando como os participantes interpretam e problematizam práticas e valores vinculados a ela durante a festa. De orientação etnográfica, a pesquisa compreenderá análise de imagens de máscaras, entrevistas com artesãos, usuários de máscaras e participantes da festa, incluindo uma mulher da comunidade (não participante) que servirá de contraponto e olhar externo ao evento.
Palavras-chave: Máscaras, aprendizagem, cultura visual
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.