Produção audiovisual Kuikuro: auto- representação e linguagem cinematográfica - DOI 10.5216/vis.v6i1eI2.18097
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v6i1ei2.18097Resumo
O objetivo deste trabalho é estudar as produções de vídeo realizadas pelos índios cineastas Kiukuro da aldeia Ypatse do Alto Xingu, Mato Grosso, Brasil.A pesquisa estará voltada para investigação dos processos de elaboração e transmissão de imagens e sons como elemento de reflexão sobre as formas ativas, produtoras representativas e auto-representativas. Através de um documentário realizado em parceria com os índios tentaremos demonstrar como são as relações de construção de uma narrativa visual realizada sob o prisma do olhar indígena.As discussões propostas perpassam pelos termos do realismo da reflexividade sobre a construção de diferentes visualidades que emolduram a variações estéticas e conceituais.Por esta lógica traduziremos o contexto de registro pela interação e justaposição entre os agentes produtores, o objeto de registro e a audiência, permitindo assim a compreensão dos processos que levaram a construção de um sentido audiovisual de comunicação. A auto documentação cultural indígena, navega por um processo que vai além da documentação filmica, para propor a natureza intertextual dos processos de construção de identidades étnicas e culturais pela construção de representações hibridas. Buscaremos situar que a apropriação da tecnologia audiovisual pelos povos indígenas acontece no contexto dos movimentos de autodeterminação e resistência.
Palavras-chave: Etnografia, auto-representação, linguagem cinematográfica
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.