Memórias do corpo, brincadeiras e construção de subjetividades -DOI 10.5216/vis.v6i1eI2.18093

Autores

  • Getulio Chartier

DOI:

https://doi.org/10.5216/vis.v6i1ei2.18093

Resumo

A rua da casa de minha avó foi pátio para brincadeiras que permearam minha infância e parte da adolescência. Pano virava tenda de circo, papel virava chapéu e também barquinho para brincar na enxurrada da chuva. Nesta pesquisa, a brincadeira é abordada como recurso para manifestações de subjetividade que incluem imagens, representações e universos imaginários e não apenas como uma forma de diversão ou instrumento de socialização. Tais manifestações viajam nas fantasias, criam e recriam situações cotidianas e estabelecem condições de pos- sibilidades para refletir e coletivizar experiências vividas em família, na escola e em outros espaços. O objetivo deste estudo é construir cruzamentos entre brincadeiras infantis, corpo, cultura e memória através da investigação de experiências com um grupo de futuras professoras. Nas brincadeiras, o corpo é tratado a partir de uma abordagem cultural, visto como lugar de enunciação de subjetividades. Como elementos centrais deste estudo, corpo e brincadeira deflagram sentidos determinantes na (re)construção de propostas de ensino-aprendizagem no campo da educação da cultura visual. Meu interesse nesta investigação é compreender como futuras professoras dão significado à experiência do brincar, que vínculos criam entre o brincar e a formação docente e, como entendem a função da brincadeira nas suas vidas pessoal e profissional.

Palavras-chave: Brincadeiras, corpo, memória.

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Publicado

2012-04-18

Como Citar

CHARTIER, G. Memórias do corpo, brincadeiras e construção de subjetividades -DOI 10.5216/vis.v6i1eI2.18093. Visualidades, Goiânia, v. 6, n. 1 e 2, 2012. DOI: 10.5216/vis.v6i1ei2.18093. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/18093. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Painéis