A imagem tridimensional e o documentário - DOI 10.5216/vis.v3i2.17967
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v3i2.17967Resumo
A imagem estereoscópica experimentou dois períodos de grande disseminação: um no final do século XIX e outro entre 1953 e 1954. Os sistemas audiovisuais vem passando por uma grande transformação tecnológica e metodológica com a utilização dos equipamentos digitais. Atualmente, em função dessa transformação, a imagem estereoscópica, seja fotográfica, cinematográfica ou videográfica, vem atingindo um desenvolvimento considerável permitindo sua aplicação em diferentes atividades, desde projetos de engenharia, estudos anatômicos, até o entretenimento. O que se indaga é, até que ponto essa forma de representação tridimensional do espaço adequa-se às normatizações da linguagem audiovisual; e, como essa nova tecnologia digital estereoscópica poderá responder às necessidades metodológicas da produção audiovisual, particularmente do documentário.
Palavras-chave: estereoscopia, documentário, tridimensional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.