Viajar como método y la formación del Recordatório

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/v.v21.71486

Palabras clave:

fotografía, viajes, cartografía, memoria

Resumen

Este artículo presenta el proyecto Recordatório, que es una acción artística relacional en proceso que crea un archivo con fotografías antiguas. Describe su metodología basada en viajes y fotografía para su construcción. Señala los elementos cartográficos que subyacen a su método de creación. Da cuenta de dos colecciones realizadas en Ceará y se dedica a analizar los aspectos culturales, sociales y simbólicos de un archivo en construcción.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Diana Patrícia Medina Pereira, Universidad de Brasilia (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil, medina.diana@gmail.com

É doutora em Artes Visuais pela Universidade de Brasília na linha Imagens, visualidades e urbanidades. Mestra em Criação, Teoria e Mediação em Artes Plásticas - Université de Toulouse II - Le Mirail (França, 2014) e Licenciada em Artes Visuais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2012). Professora adjunta no curso de Design Digital na Universidade Federal do Ceará (Desde 2015). Foi coordenadora do Projeto "Olha pro céu meu amor" onde desenvolvia oficinas de fotografia no sertão central do Ceará (2017, 2018 e 2019). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Visuais (fotografia e desenho) atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de artes visuais e pesquisa em poéticas visuais. Como artista desenvolve projetos relacionados à arte urbana como; criação de painéis, instalações e caminhadas experimentais.

Citas

BARTHES, Roland. A câmera clara, nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: 1984.

FRETE. Intérprete: Renato Teixeira. Compositor: Renato Teixeira. In: AMIZADE Sincera. São Paulo: Sony Music Entertainment, 1990.

GOGOL, Nikolai. Almas mortas. Tradução de Tatiana Belinky. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

LISSOVSKY, Maurício. Dez proposições sobre a fotografia do futuro. Disponível em: http://www.dobrasvisuais.com.br/wp-content/uploads/2010/10/Dez-proposi%C3%A7%C3%B5es-sobre-a-fotografia-do-futuro.pdf. Acesso em: 20 abr.

LOTMAN, Iuri. La semiosfera III. Madrid: Ronesis Catedra Universitat de Valencia, 2000.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo; Martins Fontes. 1999.

ONFRAY, Michel. Teoria da viagem, poética da geografia. Porto Alegre, RS: L&PM, 2009.

PASSOS, Eduardo; KRASTRUP, Virgínia. Pistas do método da cartografia: Pesquisa – Intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2010.

ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental. Transformações do desejo. Porto Alegre: Sulina; Editora UFRGS, 2011.

ROUILLÉ, André. La photographie. Paris: Galimard, 2005.

ROULLIÉ, André. A fotografia entre documento e arte contemporânea. Tradução de Constância Egrejas. São Paulo: Editora Senac, 2009.

ROUILLÉ, André. Fotografia contemporânea – Fronteiras e transgressões. Brasília: Casa das Musas, 2013.

RUBY, Jay. Secure the shadow: death and photography in América. USA: The MIT Press, 1995.

SILVA, Armando. Álbum de família, a imagem de nós mesmos. São Paulo: Editora Sesc, 2008.

SONTAG, Susan. Sobre fotografia. Rio de Janeiro: Companhia das letras, 2004.

SOULAGES, François. Estética da fotografia. Perda e permanência. São Paulo: Editora Senac, 2010.

Publicado

2023-10-19

Cómo citar

MEDINA PEREIRA, D. P. Viajar como método y la formación del Recordatório . Visualidades, Goiânia, v. 21, 2023. DOI: 10.5216/v.v21.71486. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/71486. Acesso em: 16 ago. 2024.