Jard´ín de dentro, jard´ín de fuera

Autores/as

Palabras clave:

Arte têxtil, Práticas artesanais, Escultura têxtil

Resumen

Ainda me lembro quando minha professora de História da Arte abordou as expressões artísticas populares na sala de aula. Foi na universidade onde, pela primeira vez, reconsiderei meu olhar sobre a arte popular e o artesanato brasileiro. Até então, concebia-os como um campo muito diferente, particular e sem muita relação com o artístico. Por isso, meu olhar pensava o artesanato como uma prática não-artística, como objetos repetitivos e desvinculados do pensar. Um tipo de produção cultural que era feita por mãos não acadêmicas, não “eruditas”. Consequentemente, não era arte, e sim, manualidades. Conceitos (ou preconceitos) que, ainda hoje, permeiam a literatura especializada quando o tema é arte e artesanato. (...)

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vanessa Freitag, Universidad de Guanajuato

Professora pesquisadora da Universidad de Guanajuato, Campus León. Departamento de Estudios Culturales. Doutora em Ciências Sociales com ênfase em Antropologia Social (CIESAS-Occidente, Guadalajara).

Publicado

2020-04-23

Cómo citar

FREITAG, V. Jard´ín de dentro, jard´ín de fuera. Visualidades, Goiânia, v. 18, p. 15, 2020. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/60220. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Ensayo Visual