La estética de la política

reflexiones sobre las manifestaciones políticas de la calle en el espacio contemporáneo del arte

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/vis.v17.55049

Palabras clave:

Manifestaciones políticas, Estética, Arte contemporáneo

Resumen

Este artículo busca reflexionar sobre aspectos estéticos y artísticos de las manifestaciones populares de la calle, de cuño político, ocurridas en Brasil a partir de 2013, enfocando las relaciones establecidas con el espacio urbano, sus múltiples acciones artísticas, el lenguaje visual, los elementos simbólicos, los colores, las relaciones con el tiempo y el espacio, la interferencia efímera en el escenario urbano, la deconstrucción provocada en el cotidiano y el registro de imágenes de aquellas manifestaciones. Este artículo se escribe bajo la óptica de la investigación exploratoria, de naturaleza analítica y explicativa. Evalúa la existencia de una conexión entre la expresión estética de esas manifestaciones políticas y el arte contemporáneo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Miguel Antonio Cotrim, Universidade Federal da Bahia

É graduado em Design e mestrando em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia, sob a orientação do Professor Doutor Paulo Fernando de Alemeida Souza. Tem longa experiência em design gráfico, marketing eleitoral, projetos gráficos e editoriais e arte. Participou de banca de TCC no curso de Design da Ufba. Conquistou diversos prêmios em propaganda e em exposições de arte. Seus interesses em pesquisa direcionam-se para as interrelações entre arte, design e política.

Paulo Fernando de Almeida Souza, Universidade Federal da Bahia

Paulo Souza, nascido em Salvador, é Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP), com a tese Sustentabilidade e responsabilidade social no design do produto: rumo à definição de indicadores. Realizou Pós-doutoramento em Design na Universidade de Aveiro, Portugal. É Mestre em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB). Graduou-se Bacharel em Desenho Industrial com habilitação em Projetos de Programação Visual, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), especializando-se, posteriormente, em Concepção de Produtos e Design orientado ao Ambiente, pela Sociedade Carl Duisberg (CDG), na Alemanha. Em 1999, fez estágio como designer de produtos no Centro de Design de Hessen (DZH), na Alemanha. Lecionou nos cursos de design e urbanismo da Universidade do Estado da Bahia, de 1996 a 2008. Desde 2008, é professor da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, onde se dedica ao ensino do projeto de design. Docente-pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da EBA/UFBA, linha de Arte e Design: processos, teoria e história. Seus principais interesses de investigação estão voltados para o Design para Inovação Social. Foi o idealizador e editor científico da Revista Design em Foco e editor científico da Revista Cultura Visual.

Citas

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de suas técnicas de reprodução. In: BENJAMIN, Walter. Textos de Walter Benjamin. São Paulo: Abril, 1975. Cap. 1. p. 10-34. Tradução: José Lino Grünnewald.

BIDENT, Christophe. O teatro atravessado. Arj - Art Research Journal: Teatro em campo expandido, Porto Alegre, v. 3, n. 1, p.50-64, jun. 2016. Christophe Bident - Université de Picardie Jules Verne. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/8504/6807 – Acesso em: 23 jan. 2018.

BÜTTNER, Claudia. Projetos artísticos nos espaços não-institucionais de hoje. In: PALLAMIN, Vera M. (Org.). Cidade e Cultura: Esfera pública e transformação urbana. 2. ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2002. Cap. 3. p. 73-102. Coord. Marina Lederman. Disponível em: http://fau.usp.br/arquivos/docentes/vpallamin/cidade_cultura.compressed.pdf – Acesso em: 16 set. 2017.

CORTÉS, José Miguel G.. Políticas do espaço: Arquitetura, gênero e controle do espaço. São Paulo: Editora Senac, 2008. 215 p.

GUIMARÃES, Bruno. Liberdade, identidade e política na arte contemporânea: um diálogo com Danto. Viso: Cadernos de estética aplicada, Rio de Janeiro, v. , n. 15, p.253-276, 31 dez. 2014. Semestral. Disponível em: http://www.revistaviso.com.br/visArtigo.asp?sArti=156 – Acesso em: 16 set. 2017.

LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A estetização do mundo: Viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. Tradução: Eduardo Brandão.

MARTINS, Daniel Marcos. Música, identidade e ativismo: A música nos protestos de rua no Rio de Janeiro (2013-2015). Vórtex: (Dossiê Som e/ou Música Violência e Resistência, Curitiba, v. 3, n. 2, p.188-207, dez. 2015. Disponível em: file:///Users/miguelcotrim/Downloads/898-2176-1-PB.pdf – Acesso em: 24 jan. 2018.

MOUFFE, Chantal. Prácticas artísticas y democracia agonística. Barcelona: Museu d’Art Contemporani de Barcelona, 2007. 72 p.

PALLAMIN, Vera M.. Arte urbana como prática crítica. In: PALLAMIN, Vera M. (Org.). Cidade e Cultura: esfera pública e transformação urbana. 2. ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2002. Cap. 3. p. 103-110. Coord. Marina Ludemann. Disponível em: http://fau.usp.br/arquivos/docentes/vpallamin/cidade_cultura.compressed.pdf – Acesso em: 16 set. 2017.

ROLNIK, Raquel. As vozes das ruas: as revoltas de junho e suas interpretações. In: MARICATO, Ermínia et al (Ed.). Cidades Rebeldes: Passe Livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. São Paulo: Boitempo, 2013. Cap. 1. p. 7-12.

SANTOS, José Mário Peixoto. Os Artistas Plásticos e a Performance na Cidade de Salvador: um percurso histórico-performático. 2007. 221 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Artes Visuais, Escola de Belas Artes, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2007.

VOLZ, Jochen; REBOUÇAS, Júlia (Org.). 32ª Bienal de São Paulo: Incertezas Vivas: Guia. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2016. 212 p. Disponível em: http://bienal.org.br/publicacao.php?i=3363 – Acesso em: 15 set. 2017

WANNER, Maria Celeste de Almeida. Paisagens Sígnicas: uma reflexão sobre as artes visuais contemporâneas. Salvador: Edufba, 2010. 302 p.

Publicado

2019-07-01

Cómo citar

COTRIM, M. A.; SOUZA, P. F. de A. La estética de la política: reflexiones sobre las manifestaciones políticas de la calle en el espacio contemporáneo del arte. Visualidades, Goiânia, v. 17, p. 26, 2019. DOI: 10.5216/vis.v17.55049. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/55049. Acesso em: 4 dic. 2024.

Número

Sección

Artículos