Entre meios e metáforas: uma reflexão sobre processos de criação e (re)significação do olhar por via de imagens técnicas -DOI 10.5216/vis.v6i1eI2.18106
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v6i1ei2.18106Resumen
No conto de ficção cientifica “O Homem Bicentenário” do escritor Isaac Asimov, o robô, personagem principal, é diferenciado de seus iguais, robôs, quando consegue transformar matéria-prima em objeto portador de significado. Neste processo, o robô ganha um nome: Andrew. Ao ganhar um nome a máquina dotada de saber sensível inicia sua jornada na busca por tornar-se homem. Nesta jornada, o personagem segue (re)significando seus saberes, suas relações sociais, sua relação com o próprio corpo. No primeiro semestre do ano de 2007, ministrei o curso “Laboratório de Criação de Imagens em Mídias Digitais” oferecido pelo Centro de Estudo e Pesquisa “Ciranda da Arte”. O propósito deste curso foi discutir os diferentes espaços que as imagens técnicas ocupam em nossa contemporaneidade. Neste curso, participaram um grupo de professores da Rede Estadual de Ensino de Goiás integrando discussões que abrangeram relações de ensino, construção e compreensão de imagens técnicas. Neste processo, cada professor/aluno, transitou entre o “ser” “produtor”, “artista”, “crítico” e “expectador”, encontrando nestes espaços (concretos e virtuais) de aprendizagem a possibilidade de também ser autor no processo de criação, de suas poéticas visuais mediadas pelo uso do aparelho. Entre metáforas que envolvem as relações entre máquina e saber sensível, inspiradas no conto “O Homem Bicentenário”, a proposta deste projeto é buscar compreender que tipo de (re) significações do olhar esse grupo de ex-alunos passou a assimilar em suas práticas pedagógicas ou em suas vivências diárias. É também intenção deste projeto promover a reflexão sobre o exercício de criação enquanto metáfora para processos de humanização (saber sensível) através imagens técnicas.
Palavras-chave: Ensino, imagem técnica, poéticas visuais
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está licenciada bajo una Creative Commons Attribution 4.0 International License .
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
a. Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution 4.0 que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
b. Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
c. Los autores tienen permiso para publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) después de la publicación inicial en esta revista, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado ( Vea el efecto del acceso libre).
Se hicieron todos los esfuerzos para identificar y acreditar a los titulares de derechos sobre las imágenes publicadas. Si tiene derechos sobre alguna de estas imágenes y no ha sido correctamente identificado, por favor, entre en contacto con la revista visuales y publicaremos la corrección en uno de los próximos números.