Aspectos culturais do uso do desenho reproduzido no processo de alfabetização - DOI 10.5216/vis.v3i1.17927

Autores/as

  • Alice Fátima Martins UFG

DOI:

https://doi.org/10.5216/vis.v3i1.17927

Resumen

Neste artigo, são discutidos os modos como os desenhos reproduzidos, entendidos como meios visuais de comunicação, integram os processos de ensinar e aprender no início da escolarização, e suas implicações, com vistas a analisar os aspectos culturais que contextualizam seu uso. As reflexões aqui apresentadas têm como base pesquisa de campo realizada junto a uma turma de início de escolarização e a escola na qual a professora fez sua formação para o magistério, em nível médio. Seu quotidiano, as relações que estabelece com seus alunos, sua formação inicial, e os modos como o desenho reproduzido integra todos esses processos constituem o foco de discussão e análise.

Palavras-chave: desenhos reproduzidos, aspectos culturais, escolarização.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alice Fátima Martins, UFG

FAV-UFG

Publicado

2012-04-10

Cómo citar

MARTINS, A. F. Aspectos culturais do uso do desenho reproduzido no processo de alfabetização - DOI 10.5216/vis.v3i1.17927. Visualidades, Goiânia, v. 3, n. 1, 2012. DOI: 10.5216/vis.v3i1.17927. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/17927. Acesso em: 17 may. 2024.

Número

Sección

Artículos