When children find the cinema: narratives that teach ways of being

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/v.v21.72335

Keywords:

Childhoods, Cinema, Learning

Abstract

The present article aims to analyze the pedagogical power of the audiovisual narratives produced by the cinema that have a significant circulation among children in formal and informal teaching contexts. As pedagogical mechanisms, motion pictures can favour child protagonism by mobilizing produced knowledge around daily cultural artefacts. Thereby, it is relevant to recur to images printed in school materials as a starting point to problematize, with the children, the products consumed by them, reflecting on the different ways of being, bringing together, questioning and subverting discourses that tend to naturalize their gaze.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jéssica Maria Freisleben, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brazil, jessicafreisleben@hotmail.com

 

 

Lutiere Dalla Valle, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brazil, lutiere@dallavalle.net.br

Doutorado em Artes Visuais e Educação (Doctorat Arts Visuals i Educació - Universitat de Barcelona/ES, 2012); Mestrado em Artes Visuais e Educação (Màster Universitari en Arts Visuals i Educació: Un Enfocament Construccionista - Universitat de Barcelona/ Girona/Granada - Espanha/ 2009) - ambos com orientação do Prof. Dr. Fernando Hernández - Catedrático da Universitat de Barcelona (Setor Pedagogias Culturais); Mestrado em Educação (Linha Educação e Arte) pela Universidade Federal de Santa Maria (CE/PPGE/UFSM/2008); Especialização em Arte e Visualidade pela Universidade Federal de Santa Maria (2005) - com enfoque na Perspectiva dos Projetos de Trabalho (HERNÁNDEZ); Licenciatura Plena em Desenho e Plástica (Universidade Federal de Santa Maria/2003); Bacharelado em Desenho e Plástica (Universidade Federal de Santa Maria/2002). Professor Associado do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - LP4 Educação e Artes-PPGE/UFSM. Artes Visuais, Atua nas Disciplinas de Artes Visuais e Educação nos Cursos de Educação Especial, e Estágio Supervisionado no Curso de Licenciatura em Educação Especial). Atuou no Departamento de Artes Visuais/CAL/UFSM de 2012 a 2019; nos cursos de Pós-Graduação em Artes Visuais e Graduação em Artes Visuais e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais/PPART/Mestrado - Linha de Pesquisa, na Linha Arte e Transversalidade (PPGART). Atuou como Chefe do Departamento de Artes Visuais (2016) DAV/CAL/UFSM; Coordenador do Curso de Artes Visuais - Bacharelado e Licenciatura Plena (2013-2015). Investiga as relações entre Artes Visuais, Cultura Visual e Educação; Pedagogias Culturais para a Formação de Professores; Estratégias Didáticas e Práticas Educativas. Tem experiência na área de Artes Visuais, Entornos Educativos, Práticas Educativas, Formação de Professores, Metodologias de Ensino e Pesquisa, Metodologias Visuais e Produção Artística. Atuou como docente de artes visuais em escolas públicas e regiões privadas em Santa Maria-RS no Ensino Fundamental, Médio, Tecnológico e Educação de Jovens e Adultos (2002 a 2012). Foi coordenador do Laboratório Artes Visuais e I/Mediações (LAVI/M/PPGART/UFSM, 2015-2019). Membro Pesquisador do Grupo de Pesquisa Cultura Visual e Educação, da Universidade Federal de Goiás (UFG); Membro do Grupo de Pesquisa REdArtH Rede Internacional de Pesquisa em Educação, Arte e Humanidades, da Universidade Federal de Goiás. Líder/Coordenador do MIRARTE: Grupo de Pesquisa em Arte, Cultura Visual e Educação (CNPq). Foi coordenador do Projeto "Referências Cruzadas: Exposições Itinerantes e Intercâmbio cultural na América Latina" (Argentina, Brasil, México, Uruguai e Paraguai) 2016-2019. Autor de capítulos de livros da Coleção Cultura Visual e Educação (publicados pela Editora da UFSM, organizados por Raimundo Martins e Irene Tourinho, UFG). Realizou exposições individuais e coletivas de desenho, nacionais e internacionais, entre elas: "Anatomias Híbridas: Inventando Eus" e "Narrativas del Yo: fluxos e (de)com clássicas" em que as figuras explorações antropomórficas, híbridas e com referência às imagens e estruturas da Arte. Pesquisa a abordagem edu(vo)cativa e (per)formativa das imagens para compreensão crítica, a partir da Perspectiva Educativa da Cultura Visual e das Pedagogias Culturais com ênfase na Formação de Professores. Coordenador da Área Artes Visuais PIBID-UFSM/2018-2019 e 2020-2022. Organizador do e-book "Artes Visuais e suas I/Mediações: Conexões Interdisciplinares" (Ed. PPGART, 2018).

References

BARBOSA, Maria Carmem Silveira. A ética na pesquisa com crianças: primeiras aproximações. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.9, n.1, p. 235-245, jan./jun 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/6389. Acesso em: 13 set. 2023.

CHARRÉU, Leonardo. Arte, infância e pedagogia cultural. Da investigação às práticas, Lisboa, v. 9, n 1, p. 47-55, 2019. Disponível em: https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/167. Acesso em: 13 set. 2023.

CORSARO, William Arnold. A. Reprodução interpretativa e cultura de pares. In: MÜLLER, F.; CARVALHO, A. M. A. Teoria e prática na pesquisa com crianças: diálogos com William Corsaro. São Paulo: Cortez, 2009.

CORSARO, William Arnold. A reprodução interpretativa e o brincar de “faz de conta” das crianças. Educação, Sociedade e Culturas, Porto-Portugal, n. 17, p. 113-134, 2002. Disponível em: https://www.fpce.up.pt/ciie/revistaesc/ESC17/17-5.pdf. Acesso em: 10 jan. 2018.

COSTA, Marisa Vorraber. Quem são, que querem, que fazem com eles? Eis que chegam às nossas escolas as crianças e jovens do século XXI. In: MOREIRA, Antônio Flávio et al. (orgs.). Currículo, cotidiano e tecnologias. Araraquara: Junqueira & Martin, 2006, p. 93-109.

CUNHA, Susana Rangel Vieira da. Cultura Visual e Infância. In: Reunião da Anped, 31, 2008, Caxambu: 31ª Reunião Anual da ANPED – Caxambu, 2008. p. 102-132. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/187300/000672105.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 13 set. 2023.

CUNHA, Susana Rangel Vieira da. Questionamentos de uma professora de arte sobre o ensino de arte na contemporaneidade. In: MARTINS, Raimundo. TOURINHO, Irene (Orgs.) Cultura das imagens: desafios para a arte e para a educação. Santa Maria: Editora da UFSM, 2012, p. 99-124.

ELLSWORTH, Elizabeth. Modos de endereçamento: uma coisa de cinema; uma coisa de educação também. In: SILVA, Tadeu Tomás da (Ed.). Nunca fomos humanos – nos rastros do sujeito. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

ELLSWORTH, Elizabeth. Places of learning: media, architecture and pedagogy. New York: Routledge, 2005.

FREISLEBEN, Jéssica Maria. Bricolagens com infâncias e pedagogias culturais em um processo edu(vo)cativo em artes visuais. 2018. 138f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria-RS, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15942/DIS_PPGEDUCACAO_2018_FREISLEBEN_JESSICA.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 13 set. 2023.

GIROUX, Henrry A. Cine y entretenimiento: elementos para una crítica política del filme. Barcelona: Paidós, 2003.

HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da Cultura Visual: uma proposta para uma nova narrativa educacional. Trad. de Ana Duarte. Editora Mediação, Porto Alegre: 2007.

HERNÁNDEZ, Fernando. Da alfabetização visual ao alfabetismo da cultura visual. In: MARTINS, R y TOURINHO, I. (Eds.) Educação da cultura visual: narrativas de ensino e pesquisa. Santa Maria: Editora da UFSM, 2009, p. 189-212.

HERNÁNDEZ, Fernando. Pesquisar com imagens, pesquisar sobre imagens: revelar aquilo que permanece invisível nas pedagogias da cultura visual. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (org.). Processos e práticas de pesquisa em cultura visual e educação. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2013, p. 77-96.

KELLNER, Douglas. Lendo imagens criticamente: em direção a uma pedagogia pósmoderna. In: SILVA, Tomaz Tadeu (Org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos Estudos Culturais em Educação. Petrópolis: Vozes, 1995, p.104-131.

LEAL, Leiva de Figueiredo Viana. Quando a infância ensina – uma leitura interessada de Abril despedaçado. In: TEIXEIRA, Inês Assunção Castro de; LARROSA, Jorge; LOPES, José Souza Miguel de. A infância vai ao cinema. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 2008.

MAIA, Rosenara da Silva Soares. Devir-criança: encontros com a docência, experiência e aprendizagem. 2016. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais) – Centro de Artes e Letras, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria-RS, 2016.

MITCHELL, William John Thomas. Showing seeing: a critique of visual culture. Jornal of visual culture, New York-EUA, v. 1, n. 2, p. 165-181, 2002. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/147041290200100202. Acesso em: 13 set. 2023.

MOMO, Mariângela. Mídia e Consumo na produção de uma infância pósmoderna que vai à escola. 2007. 365f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2007. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/12185/000617541.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 13 set. 2023.

NUNES, Aline. B.; MARTINS, Raimundo. Um convite para “educar”/pensar infâncias líquidas. In: MARTINS, Raimundo; MARTINS, Alice Fátima. (Orgs). Cultura Visual e Ensino de Arte: concepções e práticas em diálogo. Pelotas: Editora UFPel, 2014.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

STEINBERG, Shirley; KINCHELOE, Joe. Cultura Infantil: a construção corporativa da infância. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

VALLE, Lutiere Dalla; RAVANELLO, Letícia. A potencialidade edu(vo)cativa do cinema e os desafios à lei 13.006/14 na escola. Revista Digital Do LAV, Santa Maria-RS, v. 10, p. 79–91, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/28788. Acesso em: 13 set. 2023.

VALLE, Lutiere Dalla. Artes visuais e i/mediações com o cinema: possibilidades edu(vo)cativas para a formação docente. Cadernos de pesquisa: pensamento educacional, Curitiba, v. 11, n. 29, p.69-84, 2016. Disponível em: http://www.utp.br/cadernos_de_pesquisa/. Acesso em: 01 mar. 2022.

VALLE, Lutiere Dalla. La potencia edu(vo)cativa de los artefactos visuales. Arte e Investigación, La Plata-Argentina, n. 16, nov. 2019. Disponível em: http://papelcosido.fba.unlp.edu.ar/ojs/index.php/aei/article/view/954. Acesso em: 22 fev. 2022.

VALLE, Lutiere Dalla. Cultura visual e educação: cartografias afetivas e compreensão crítica das imagens. Revista Cadernos da Comunicação, Santa Maria, v. 24, n. 1, p. 1-20, jan/abr, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/55088. Acesso em: 13 set. 2023.

Published

2023-12-08

How to Cite

FREISLEBEN, J. M.; DALLA VALLE, L. When children find the cinema: narratives that teach ways of being. Visualidades, Goiânia, v. 21, 2023. DOI: 10.5216/v.v21.72335. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/72335. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê Infâncias Contemporâneas, Arte e Pedagogias Culturais