Trailer, invention and memory: from the dream to scene

Authors

  • César Lignelli Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil, cesarlignelli@gmail.com https://orcid.org/0000-0003-2684-3172
  • Guilherme Mayer Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil, guigammmayer@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/v.v20.71261

Keywords:

Travel, Memory, Invention

Abstract

This article presents nearly three decades of memories, insights and insights from a trailer. These are mapped in an essayistic character and with a certain flow of fabulation in the treatment of words and
images, aiming to stimulate the invention of dreams mediated by the object in question. On the way we pass, from time to time, through different locations in South America and chance encounters with unusual inhabitants. This time, the trailer becomes cargo, refuge, attraction, stage, projection screen, drive, musical instrument, problem and aesthetic object until its emancipation.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

César Lignelli, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil, cesarlignelli@gmail.com

Professor Associado de Voz e Performance do Departamento Artes Cênicas (CEN) e dos Programas de Pós-Graduação em Arte (PPG-Arte) e de Pós Graduação em Artes Cênicas (PPG-CEN) da Universidade de Brasília. Pós-Doutor pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014 - 2015). É Doutor em Educação e Comunicação, FE/Universidade de Brasília (2011); Mestre em Arte e Tecnologia na linha de pesquisa Processos Composicionais para a Cena, IDA/UnB (2007); Graduado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2000). Líder do Grupo de Pesquisa Vocalidade & Cena (CNPq desde 2003). Editor do periódico Voz e Cena. Membro da VASTA Voice and Speech Trainers Association (desde 2016). Autor do livro Sons e(m) Cenas (2014 e 2019 - segunda edição), coorganizador do livro Práticas, Poéticas e Devaneios Vocais (2019) e de inúmeros artigos publicados em periódicos qualificados. Pesquisa e orienta temas que envolvam sonoridades, estéticas e pedagogias. Palavra falada e cantada. Glossolalias.Vocalidades e educação. Vocalidades e movimento. Vocalidades e tecnologias. Vocalidades e cultura. Sonoplastia. Música de cena. Música cênica. Desenvolve com recorrência produções estéticas em parcerias com os grupos de teatro Desvio, Sutil Ato, alaOca, Teatro do Concreto e Trupe dos Argonautas. Desde 2017, junto ao Grupo Desvio, circula com o DeBanda pelo Brasil, Singapura, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Perú. (Texto informado pelo autor)

Guilherme Mayer, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil, guigammmayer@gmail.com

Mestrando em Processos Composicionais da Cena pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas (PPG-CEN) da Universidade de Brasília, Bacharel em Interpretação Teatral pelo Departamento Artes Cênicas (CEN) da Universidade de Brasília. Participante do Grupo de Pesquisa Vocalidades & Cena.

References

BACHELARD, Gaston. Poéticas do Espaço. Tradução de Antônio da Costa Leal e Lídia do

Valle Santos Leal. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

DERRIDA, Jacques. Espectros de Marx: o estado da dívida, o trabalho do luto e a nova internacional. Tradução Anamaria Skinner. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1994.

FÉRAL, Josette. Além dos Limites: teoria e prática do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.

GELL, Alfred. Art and Agency: an anthropological theory. Oxford: Claredon Press, 1998.

HARMAN, Graham. Art and Objects. Cambridge: Polity, 2020.

HARMAN, Graham. The Quadruple Object. Londres: John Hunt Publishing, 2011.

LIGNELLI, César. Mateus & Mateusa de Qorpo Santo – catálogo do espetáculo do Coletivo AlaÔca. Brasília: CEN/UnB, 2013a.

LIGNELLI, César. Um credor da Fazenda Nacional de Qorpo Santo – catálogo do espetáculo do Coletivo AlaÔca. Brasília: CEN/UnB, 2013b.

LIGNELLI, César; BALDEZ, Tainá. Formação de plateia num trailer?. In: HARTMANN, Luciana; VELOSO, Graça. (org.). O Teatro e suas Pedagogias: Prática e Reflexões. 1ed.Brasília: Editora UnB, 2016. v. 1, p. 147-170.

LIGNELLI, César. Veículo, dormitório, teatro e instrumento? In: VIII CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – ARTE, CORPO E PESQUISA NA CENA: EXPERIÊNCIA EXPANDIDA, n. 08, 2014, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte. UFMG, 2014. p . 01-07.

LUCAS, João; LIGNELLI, César. DeBanda e a máquina contemporânea. Revista VIS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Arte, Brasília, DF, v. 17, n. 2, p. 152-172, 1 out. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.26512/vis.v17i2.20645. Acesso em: 18 jan. 2022.

MARTINS, João Diogo Matos. Vídeo mapping, uma ferramenta para o design de comunicação.2014. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) – Departamento de Desenho e Comunicação Visual, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2014.

PRECIOSA, R. Errância, contaminações, fluxos esquizos. Visualidades, [s. l.], v. 10, n. 2, p. 57-73, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.5216/vis.v10i2.26550. Acesso em: 18 jan. 2022.

SHAKESPEARE, William. A Tempestade. São Paulo: L&Pm, 2002. Tradução de Beatriz Viegas-Faria.

Published

2022-12-06

How to Cite

LIGNELLI, C.; MAYER, G. Trailer, invention and memory: from the dream to scene. Visualidades, Goiânia, v. 20, 2022. DOI: 10.5216/v.v20.71261. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/71261. Acesso em: 21 dec. 2024.

Issue

Section

The Aesthetics of Travels dossier