Contributos para análise e avaliação de filmes etnográficos

Authors

  • José da Silva Ribeiro Pesquisador do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (CEMRI) da Universidade Aberta Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/vis.v16i2.56393

Keywords:

Ethnographic film, Documentary, Film analysis, Evaluation, Integration in academic work

Abstract

Several international scientific associations and filmmakers anthropologists have addressed issues related to the analysis of ethnographic films, their evaluation and integration in academic work. Of these we highlight the FVAS-French Visual Anthropology Society, the American Anthropological Association and anthropologists Bob White, Colette Piault and David MacDougall, all film-makers and professors of visual anthropology and ethnographic film. Having done for a few decades research in visual anthropology and having been asked to speak about the integration of ethnographic films in academic work and about the review of films in film and ethnographic film festivals, it is my duty to contribute for the systematization of information and in the thinking of these issues.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

José da Silva Ribeiro, Pesquisador do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (CEMRI) da Universidade Aberta Universidade Federal de Goiás

Doutor em Ciências Sociais (Antropologia) e Mestre em Comunicação Educacional Multimedia pela Universidade Aberta. Licenciado em Filosofia pela Universidade do Porto. Fez Estudos Superiores em Cinema e Vídeo na Escola Superior Artística do Porto. Pesquisador do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (CEMRI) da Universidade Aberta, onde é responsável pelo Laboratório de Antropologia Visual/Media e mediações culturais, do Grupo de Estudos de Cinema e Narrativas Digitais e da linha de pesquisa Cultura Visual e Educação – Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás. Realiza trabalho de campo em Cabo Verde e nas periferias urbanas de Lisboa e Porto, no Brasil, em Cuba e na Argentina. Coorganizador da Conferência Internacional de Cinema de Viana do Castelo; participante e membro fundador e coordenador da Rede de cooperação internacional em educação, artes e humanidades.

References

AAA. Guidelines for the Evaluation of Ethnographic Visual

Media. Disponível em:

org/about/aaa-guidelines-evaluation-ethnographic-

-visual-media/>. Acesso em: 07 ago. 2018.

ALMEIDA, S V; LEITE I. B. Antropologia, etnografia e práticas

artísticas, Cadernos de Arte e Antropologia [Online], v. 2, n.

, 2013. Disponível em: <http://journals.openedition.org/

cadernosaa/486>. Acesso em: 01 mar. 2018.

BERGALA, A. La hipótesis del Cine. Pequeño tratado sobre latransmisión del cine en la escuela y fuera de ella. Barcelona:

Laertes, 2007.

CARVALHO, Carlos Alberto de; LAGE, Leandro. Narrativa

como mediação fundamental da experiência dos acontecimentos:

a mise en intrigue midiática. Contemporânea.

Revista de comunicação e cultura, UFBA, v. 10, n. 1, jan./

abr. 2012.

MARCUS, G. E. O intercâmbio entre arte e antropologia: como

a pesquisa de campo em artes cênicas pode informar a reinvenção

da pesquisa de campo em antropologia, Revista de

Antropologia, São Paulo, USP, v. 47, n. 1. 2004. Disponível

em: <http://www.scielo.br/pdf/ra/v47n1/a04v47n1.pdf>.

Acesso em: 11 jul. 2018.

MATTOS, C. L. G.; CASTRO, P. A. (Org.). Etnografia e educação:

conceitos e usos. Campina Grande: EDUEPB, 2011.

Disponível em: <http://books.scielo.org/id/8fcfr/pdf/

mattos-9788578791902.pdf>. Acesso em: 01 mar. 2018.

NICHOLS, Bill. La Representatión de la Realidad. Barcelona:

Paidós, 1997.

OLIVEIRA, A. Etnografia e pesquisa educacional: por uma

descrição densa da educação em educação. Educação

Unisinos, São Leopoldo, v. 17, n. 3, p. 271-280, set./dez. 2013.

PENAFRIA M. et al. (Ed.). Propostas para a teoria do cinema

– Teoria dos cineastas. Covilhã: LABCON.IFP, 2016a. v 2.

Disponível em: <http://www.labcom-ifp.ubi.pt/ficheiros/

-201701_teoriacineastasii_mpenafria.

pdf>. Acesso em: 11 jul. 2018.

PENAFRIA M. et al. (Ed.). Ver, ouvir e ler os cineastas –

Teoria dos cineastas. Covilhã: LABCON.IFP, 2016b. v 1.

Disponível em: <http://www.labcom-ifp.ubi.pt/ficheiros/

-201624_teoriacineastas_mpenafria.pdf>.

Acesso em: 11 jul. 2018.

PIAULT, C. Initiation au cinéma ethnographique Grilles

d’analyse de films. Paris: SFAV – Société Francaise

d’antropologie Visuelle, 1996-1997.

RIBEIRO, J.; HORTA, A. P. B. Imagens e Sonoridades das

Migrações, Cadernos OI, Lisboa, n. 3, fev. 2010.

______. Imagens e Sonoridades das Migrações, Base de

Dados, Cadernos OI, Lisboa, n. 3, fev. 2010. Disponível em:

<https://www.om.acm.gov.pt/documents/58428/183128/

Caderno_OI3_.pdf/15c16724-e72d-461e-be2a-71fe1176fa7f>.

Acesso em: 07 ago. 2018.

RIBEIRO, J. S. Métodos e Técnicas de investigação em Antropologia.

Lisboa: Universidade Aberta, 2004.

RICOEUR, P. Tempo e narrativa: a intriga e a narrativa histórica.

São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010. Tomo 1.

______. Evénement et sens. Raisons pratiques, Paris n. 2, p.

-56, 1991.

MACHADO, Lia Zanotta et al. (Coord.). ROTEIRO DE CLASSIFICAÇÃO

DA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL. 2012. Disponível

em: <http://navi.ufam.edu.br/attachments/article/34/

Roteiro%20de%20Classifica%C3%A7%C3%A3o%20da%20

Produ%C3%A7%C3%A3o%20Audiovisual.%20(1).pdf>.

Acesso em: 07 ago. 2018.

VIGO, Jean, ZÉRO de conduite. Argui-Film,1933. https://

www.youtube.com/watch?v=YUkW1LBuQcg, Acesso em

de nov. 2018.

Published

2018-12-19

How to Cite

DA SILVA RIBEIRO, J. Contributos para análise e avaliação de filmes etnográficos. Visualidades, Goiânia, v. 16, n. 2, 2018. DOI: 10.5216/vis.v16i2.56393. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/56393. Acesso em: 18 jul. 2024.

Issue

Section

Dossiê Cultura Visual 3