Sharing Urban Art Experiences

o coletivo Mulheres no Graffiti

Authors

  • Jo A-mi Unilab

DOI:

https://doi.org/10.5216/vis.v17.50477

Keywords:

Collective Mulheres no Graffiti, Urban art, Artistic intervention

Abstract

This article intends to narrate the experiences that accompanied an artistic-feminist intervention of collective Mulheres no graffiti, in the capital of Ceará, from its creation process to the constitution of the action in the streets of the city. To do so, I tried to use images, participant reports, interactions and observations with / from passers-by and the logbook in order to understand the (dis)story of the intervention "feminist dictionary" as a symbolic matrix that crosses the trajectory of this Collective.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Jo A-mi, Unilab

É artista visual, escritora, professora-pesquisadora da Unilab-CE (no Instituto de Humanidades e no Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente), da UFC (no Programa de Pós-Graduação em Artes) e pós-doutoranda em Artes, pela UFMG. Trabalha com pesquisas e projetos de extensão nas áreas de Arte Contemporânea e Literaturas contemporâneas de Língua Portuguesa com discussões que passam por Arte Urbana/Cidade/Urbanidade, Gênero/Corpo/Erotismo, Escrita/Escritura/Poética. Coordenadora do ATELIÊ (Grupo de pesquisas e estudos interartes/UNILAB), tem participado de exposições/instalações artísticas e experimentado incursões com videoarte (na pele, da rua/2018, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=gPUkV7lJGuY) e documentário (No Ceará dos grafites/2016, acessível em: https://goo.gl/Y7VzjL). Enquanto escritora, publicou os livros Pela Impermanência (2018) e Cor Adormecida (2012).

References

AGUIAR, Douglas. Urbanidade e a qualidade da cidade, p.61-80, In: AGUIAR, Douglas; M. NETTO, Vinicius (orgs). Urbanidades. Rio de Janeiro: Folio Digital: Letra e Imagem, 2012. Disponível em: <http://www.academia.edu/6314921/URBANIDADES._Livro_completo_>. Acesso em: 03 de abril de 2017.

BAPTISTA, Josely Vianna; FARIA, Francisco. Corpografia. São Paulo: Iluminuras, 1992.

BASBAUM, Ricardo. Manual do artista-etc. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2013.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. 3ª Ed. Rio de Janeiro: Bestbolso, 2016.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia 2. v.1. 2a Ed. São Paulo: Editora 34, 2011.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. 2a Ed. São Paulo: Editora 34, 2010.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

______. A ordem do discurso. 24a ed. São Paulo: Loyola, 2014.

GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis/RJ: Vozes, 1986.

HEIDEGGER, Martin. "A proveniência da arte e a destinação do pensamento". In: ______. L'Herne. Paris: Éditions de l'Herne, 1983.

HOUAISS - DICIONÁRIO ELETRÔNICO DA LÍNGUA PORTUGUESA. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2001.

JACOBS, Jane. Morte e vida de grandes cidades. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2001.

LINS, Osman. Avalovara. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

M. NETTO, Vinícius. A urbanidade como devir do urbano, p.33-60, In: AGUIAR, Douglas; M. NETTO, Vinicius (orgs). Urbanidades. Rio de Janeiro: Folio Digital: Letra e Imagem, 2012. Disponível em: <http://www.academia.edu/6314921/URBANIDADES._Livro_completo_>. Acesso em: 03 de abril de 2017.

MORENO, Renata. Entre o capital e a vida: pistas para uma reflexão feminista sobre as cidades, p.43-74, In: MORENO, Renata (org). Reflexões e práticas de transformação feminista. (Coleção Cadernos Sempreviva. Série Economia e Feminismo, 4). São Paulo: SOF, 2015. Disponível em: <http://www.sof.org.br/wp-content/uploads/2016/01/reflex%C3%B5esepraticasdetransforma%C3%A7%C3%A3ofeminista.pdf>. Acesso em: 23 de março de 2017.

MULHERES NO GRAFFITI. Fortaleza, 14 de junho. 2017 [28:29 min.]. Entrevista concedida à Pesquisa "Mulheres e Arte Urbana: Relações de Gênero na cena cearense". Entrevistadora: Maria Mykele Alves Dodó.

PLATÃO. Teeteto/Crátilo. 3a Ed. Belém: Editora universitária UFPA, 2001.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: EXO Experimental org./Editora 34, 2009.

RHEINGANTZ, Paulo. Narrativas ou traduções de urbanidade, p. 135-162, In: AGUIAR, Douglas; M. NETTO, Vinicius (orgs). Urbanidades. Rio de Janeiro: Folio Digital: Letra e Imagem, 2012. Disponível em: <http://www.academia.edu/6314921/URBANIDADES._Livro_completo_>. Acesso em: 03 de abril de 2017.

RILKE. Poemas e cartas a um jovem poeta. Rio de Janeiro: Ediouro, 1970.

SENNETT, Richard. O declínio do homem público. 1a Ed. Rio de Janeiro: Record, 2014.

SOUZA, Elizeu Clementino de; MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. Entrelaçamentos entre histórias de vida, arte e educação, p.13-24, In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene; SOUZA, Elizeu Clementino de (orgs.). Pesquisa narrativa: interfaces entre histórias de vida, arte e educação. Santa Maria: UFSM, 2017.

SUÁREZ, Daniel Hugo. Pesquisa narrativa: outras formas de conhecer, p.09-12, In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene; SOUZA, Elizeu Clementino de (orgs.). Pesquisa narrativa: interfaces entre histórias de vida, arte e educação. Santa Maria: UFSM, 2017.

Published

2019-07-23

How to Cite

A-MI, J. Sharing Urban Art Experiences: o coletivo Mulheres no Graffiti. Visualidades, Goiânia, v. 17, p. 21, 2019. DOI: 10.5216/vis.v17.50477. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/50477. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Articles