Tiana, a primeira princesa negra da Disney: olhares analíticos construídos juntos à cultura visual

Authors

  • João Paulo Baliscei Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Geiva Carolina Calsa Universidade Estadual de Maringá
  • Vinícius Stein Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5216/vis.v15i2.44123

Keywords:

Estudos culturais, cultura visual, infância.

Abstract

 

This paper discusses the racial stereotypes reproduced by Disney productions, whose target audience is the children and has great repercussion among Brazilian children. For this, we carried out a bibliographical research based on Cultural Studies and Visual Culture. We discussed selected scenes from the cartoon The Princess and the Frog (2009). We conclude that, although there is a progress in the approach of interracial relations with the creation of black protagonists, the analyzed film still values stereotypes, since in some aspects they contribute to the marginalization and abjection of black characters.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

João Paulo Baliscei, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Possui graduação em Artes Visuais pelo Centro Universitário de Maringá (2009); especialização em Arte-Educação (2010) e Educação Especial (2011) pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação; e Mestrado em Educação (2014) pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é professor no curso de Artes Visuais na Universidade Estadual de Maringá e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da referida instituição. É membro do GEPAC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia, Aprendizagem e Cultura - e desenvolve pesquisas sobre Pedagogias Culturais, Cultura Visual, Ensino de Arte e Multiculturalismo.

Geiva Carolina Calsa, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é professora adjunto da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Conceitos, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, educação, representações sociais, ensino-aprendizagem, construtivismo e intervenção pedagógica.

Vinícius Stein, Universidade Estadual de Maringá

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (2016). Integra o Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Infantil - GEEI. É professor da Universidade Estadual de Maringá. Pesquisa sobre ensino de Arte na educação escolar e Educação Estética.

References

A PRINCESA e o sapo. Direção: Ron Clements, John Musker. Estados Unidos: Walt Disney Pictures, 2009. 1 DVD (97 min), son., color, dublado. Título original: The Princess and the frog.

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Tradução Dora Fraksman. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012.

BALISCEI, João Paulo; CALSA, Geiva Carolina; STEIN, Vinícius. “(In)felizes para sempre”? Imagens da Disney e a manutenção da heteronormatividade. Revista Bagoas: estudos gays, gênero e sexualidades, Natal, v. 10, n.14, p. 163-180, jan./jun. 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/11451>. Acesso em: 03 mar. 2017.

______; STEIN, Vinícius; BACHETTI, Bruna. Dicotomias nas narrativas Disney: (Des)estabilizações presentes no filme Divertida Mente (2015). Revista Contemporâneos, v.17, nov. 2017/maio. 2018, 2017, no prelo.

CECHIN, Michelle Bregnera Cruz. O que se aprende com as princesas da Disney? Revista Zero-a-seis, Florianópolis, v. 1, n. 29, p. 131-147, jan./jul. 2014. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2014n29p131>. Acesso em: 10 jan. 2016.

CUNHA, Susana Rangel Vieira da. As Transformações da Imagem na Literatura Infantil. In: PILLAR, Alice Dutra (Org.). A educação do olhar no ensino das artes. Porto Alegre: Mediação, 2011. p.129-141.

______. Imagens na Educação Infantil como Pedagogias Culturais. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Org.). Pedagogias culturais. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2014. p.199-224.

FARINA, Modesto; PEREZ, Clotilde; BASTOS, Dorinho. Psicodinâmica das Cores em Comunicação. São Paulo: Edgard Blücher, 2006.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

GIROUX, Henry. Os filmes da Disney são bons para seus filhos? In: STEINBERG, Shirley R.; KINCHELOE, Joe L. (Org.). Cultura infantil: a construção corporativa da infância. Tradução George Eduardo Japiassú Bricio. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001. p. 89-108.

______. Memória e pedagogia no maravilhoso mundo da Disney. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Alienígenas na sala de aula. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. p. 129-154.

HALL, Stuart. Quem precisa da identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 12. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. p. 103-133.

HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da cultura visual: transformando fragmentos em nova narrativa educacional. Tradução Ana Duarte. Porto Alegre: Mediação, 2007.

IGLESIAS, Matías López; ZAMORA, Marta de Miguel. La fémina Disney: análisis y evolución del personaje feminino en cuatro películas de la factoría Disney. Revista Sociedad y Economía, Cali, n.24, p.121-142, jan./jun. 2013. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=99629534006>. Acesso em: 11 abr. 2016.

MOMO, Mariângela. Condições culturais contemporâneas na produção de uma infância: o pós-moderno que vai à escola. In: 30ª reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED, Caxambu, 2008. Disponível em: <http://www.anped.org.br/reunioes/31ra/trabalhos>. Acesso em: 19 fev. 2015.

NUNES, Luciana Borre. As Imagens que Invadem as Salas de Aula: Reflexões sobre Cultura Visual. 1. ed. São Paulo: Ideias & Letras, 2010.

PILLAR, Analice Dutra. Criança e televisão: leitura de imagens. Porto Alegre: Mediação, 2001.

SABAT, Ruth. Filmes infantis e a produção performativa da heterossexualidade. 2003. 185 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Gerações e alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância. Educ. Soc., Campinas, v. 26, n. 91, p. 361-378, maio/ago. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302005000200003&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 10 jan. 2016.

SCOTT, Rebecca. O Trabalho Escravo Contemporâneo e os Usos da História. Revista Mundos do Trabalho, Florianópolis, v. 5, n. 9, p. 129-137, 2013. Disponível em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/mundosdotrabalho/index>. Acesso em: 6 de abril de 2016.

SILVA, Tomaz Tadeu da. O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2006.

STEINBERG, Shirley R.; KINCHELOE, Joe. Sem segredos: cultura infantil, saturação de informações e infância pós-moderna. In: ______ (Org.). Cultura infantil: a construção corporativa da infância. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001. p. 9-52.

WAGNER, Irmo; SOMMER, Luis. Henrique. Mídia e pedagogias culturais. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA ULBRA, X, 2007, Guaíba, Rio Grande do Sul. Anais... Canoas, Rio Grande do Sul: Ulbra, 2007.

WORTMANN, Mara Lúcia Castagna. Dos riscos e dos ganhos de transitar nas fronteiras dos saberes. In: COSTA, Marisa Vorraber; BUJES, Maria Isabel Edelweiss. Caminhos investigativos III: riscos e possibilidades de pesquisar nas fronteiras. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. p. 45-67.

Published

2017-12-19

How to Cite

BALISCEI, J. P.; CALSA, G. C.; STEIN, V. Tiana, a primeira princesa negra da Disney: olhares analíticos construídos juntos à cultura visual. Visualidades, Goiânia, v. 15, n. 2, p. 137–162, 2017. DOI: 10.5216/vis.v15i2.44123. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/44123. Acesso em: 2 jul. 2024.

Issue

Section

Articles