Artemídia envolvente: a cianotipia em suas implicações técnicas e funções poéticas

Authors

  • Ricardo Zani Instituto Federal de São Paulo - IFSP
  • Pelópidas Cypriano Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.5216/vis.v15i1.41505

Keywords:

Photography, Cyanotype, Media art

Abstract

This article sees the practice in visual arts in a tangential reality the development of the photographic image, viewing the photographic sign as a builder of knowledge and interrelationships with other media and visual manifestations, inserting it into the concept of the tie. It represents the union of cyanotype, photo sculpture and painting in search expressions and visual poetics. The cyanotype that enables artisanal manufacture of photographic emulsion, combined with media art processes extend the application in different media and game clippings and interference in these media. The poetic functions complement the body envelopment as a fetish and an object of desire.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ricardo Zani, Instituto Federal de São Paulo - IFSP

Ricardo Zani. Docente em Artes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP, campus Salto. Artista visual com experiência nas interrelações entre as estéticas e teorias audiovisuais, fotografia, surrealismo e intertextualidade. Possui Bacharelado em Artes Plásticas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1997), Mestrado em Multimeios (2001) e Doutorado em Artes (2010) pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, e Pós-Doutorado (2014) pelo Departamento de Artes Plásticas do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. É avaliador institucional e de cursos do SINAES e do CEE. Membro do Grupo de Pesquisa Artemídia e Videoclip.

Pelópidas Cypriano, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Professor adjunto (livre-docente) no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Cineasta com experiência na interface Comunicação-Arte-Ciência, com ênfase em cinema. É avaliador institucional e de cursos do SINAES e do CEE, com atuação em EAD. Líder do Grupo de Pesquisa Artemídia e Videoclip.

References

BAZIN, André. Ontologia da imagem fotográfica. In: XAVIER, Ismail. (org.). A experiência do cinema - antologia. Tradução de Teresa Machado. Coleção Arte e Cultura. Rio de Janeiro: Edições Graal/ Embrafilme, 1983, p. 121-128.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: Obras escolhidas. 2ª edição. São Paulo: Brasiliense, 1986.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Tradução de Marina Appenzeller. Campinas: Papirus, 1994.

MACHADO, Arlindo. A fotografia como expressão do conceito. In: Revista Studium, nº. 02. Campinas: UNICAMP, 2000. Disponível em: . ISSN 1519-4388. Acessado em maio de 2004.

MACHADO, Arlindo. Arte e mídia. Rio de Janeiro; Zahar, 2007.

MACHADO, Arlindo. Repensando Flusser e as imagens técnicas. Ensaio apresentado no evento Arte en la era electrónica - perspectivas de una nueva estética. Barcelona: Centre de Cultura Contemporania de Barcelona, de 29 de janeiro a 01 de fevereiro de 1997.

MONFORTE, Luiz Guimarães. Fotografia pensante. São Paulo: SENAC, 1997.

NÉRET, Gilles. Arte erótica. Alemanha: Taschen, sem data.

RÉNAUD, Alain. Pensare l´immagine oggi: nuove immagini, nuovo regime del visibile, nuovo immaginario. In: V.A., Videoculture di fine secolo. Napoli: Liguori, 1989, pp. 11-27.

Published

2017-11-21

How to Cite

ZANI, R.; CYPRIANO, P. Artemídia envolvente: a cianotipia em suas implicações técnicas e funções poéticas. Visualidades, Goiânia, v. 15, n. 1, p. 11–28, 2017. DOI: 10.5216/vis.v15i1.41505. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/41505. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Articles