The renaissance of the relationship between art and science: discussions and possibilities from the Codex between Galileo and Cigoli in the 17th century
Abstract
A pesquisa compreende a relação entre a arte e a ciência no Renascimento a partir das relações maduras entre Galileo Galilei (1564-1642) e Lodovico Cardi (1559-1613), conhecido como Cigoli. Iniciamos os estudos com Madonna Assunta, pintada num afresco por Cigoli na cúpula da capela Paolina na Basílica Papale di Santa Maria Maggiore (1610-1613), em Roma, por intermédio da análise de três fontes primárias: o Sidereus nuncius (1610) e o Istoria e Dimostrazione sulle Macchie Solari e loro Accidenti (1613), de Galileo Galilei, o carteggio fra Cigoli e Galileo (1609-1613) e imagens obtidas in loco (fotografias e filmagens realizadas pela autora). O objetivo geral da pesquisa foi compreender a relação entre a arte e a ciência e, por meio desta compreensão, repensar propostas teórico-práticas de reaproximação entre elas. Acreditamos que, ao analisar com profundidade o relacionamento entre arte e ciência com base na obra de Cigoli, na sua lua craterada, poderemos compreender como se deu esse processo e repensar a complexidade da questão do conhecimento fragmentado que encontramos hoje. A hipótese principal levantada é a de que o relacionamento arte-ciência no Renascimento pode apontar caminhos para se realizar propostas efetivas para que a ciência e a arte novamente se reaproximem e forneçam a construção de novos conhecimentos. Pela análise da imagem da Madonna, verificamos que no afresco de Cigoli, houve a representação da lua não mais sob as imposições dos cânones religiosos, mas sim, a partir de um quadro de uma nova ciência. A fundamentação teórica adotada para a pesquisa foi a Fenomenologia pelo fato de privilegiar a compreensão e a análise crítica dos fenômenos com procedimentos adequados e adaptados para a ciência e a arte. Para a análise da imagem utilizamos a metodologia de Panofsky (2007). Mediante a análise das cartas, desenhos e pinturas, podemos entender como se desenvolveu o conhecimento de ambos: Cigoli e Galileo. As cartas fazem parte de uma correspondência particular entre os dois personagens. Nestas discutiam vários assuntos, mas o foco repousava nas questões das descobertas realizadas por Galileo utilizando o telescópio e de como seu amigo Cigoli acompanhava tais descobertas. Esta pesquisa contribuiu com questionamentos sobre propostas teórico-práticas embasadas na reaproximação entre a arte e a ciência, a exemplo do que ocorreu no Renascimento.Downloads
References
Submissão de resumo de tese
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License .
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 License which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c. Authors are allowed to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) after the initial publication in this journal, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work ( See The Effect of Free Access).
Every effort has been made to identify and credit the rights holders of the published images. If you have rights to any of these images and have not been correctly identified, please contact the Visuals magazine and we will publish the correction in one of the next issues.