Grafite com arte: o trabalho do grupo Sprays Poéticos como uma representação de arte de rua na cidade de São Paulo - DOI 10.5216/vis.v6i1eI2.18108
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v6i1ei2.18108Abstract
A contemporaneidade é permeada de desencaixes e descontinuidades. Nela, compondo o cenário visual dos meios urbanos, o grafite se destaca como manifestação visual. Sendo um signo desse cenário e da própria contemporaneidade, nos termos propostos para essa pesquisa. O grafite, enquanto gênero híbrido, questiona as representações visuais sedimentadas sobre a própria paisagem urbana e sobre as linguagens artísticas. Nesse sentido, elegi o grafite como tema da minha pesquisa para a dissertação de mestrado, tendo como objetivo compreendê-lo enquanto manifestação de arte de rua, abordá-lo como ponto de convergência para a criação e resistência de identidades, como espaço para as identificações de várias subjetividades. Para isso defini como lócus da pesquisa a cidade de São Paulo, e como objeto específico o trabalho do Grupo Sprays Poéticos, que é composto por grafiteiros e poetas. A partir das ações propostas por esse grupo, vou tratar de conceitos e noções como contemporaneidade, desencaixes e descontinuidades, hibridismo, identidade, identificações e visualidades urbanas.
Palavras-chave: Grafite, visualidade urbana, Sprays Poéticos
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License .
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 License which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c. Authors are allowed to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) after the initial publication in this journal, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work ( See The Effect of Free Access).
Every effort has been made to identify and credit the rights holders of the published images. If you have rights to any of these images and have not been correctly identified, please contact the Visuals magazine and we will publish the correction in one of the next issues.