A visualidade implícita no tema como meio de produção para animações em stop motion - DOI 10.5216/vis.v6i1eI2.18105
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v6i1ei2.18105Abstract
Durante muito tempo a animação feita com bonecos articulados (stop motion) foi usada como recurso para a produção de efeitos especiais em filmes com atores reais. Com o advento da informática e o uso de softwares para a produção de efeitos especiais, esta técnica basicamente parou de ser usada com este propósito. Recentemente vivenciamos o ressurgimento desta técnica como meio de produção integral de filmes de animação. Os casos de maior sucesso são os filmes: Fuga das Galinhas, O Estranho Mundo de Jack, A Noiva Cadáver e Wallace e Gromit, sendo o último ganhador do Oscar como melhor filme de animação de 2006, tendo concorrido com vários filmes inteiramente feitos em computação gráfica. Talvez o fascínio que está técnica proporciona ás pessoas seja um dos fatores que contribuíram para esse sucesso, porem fica evidente uma relação muito próxima entre a visualidade estabelecida pela escolha de materiais durante o processo de produção dos bonecos e cenários, com tema abordado pelo roteiro do filme. Este trabalho busca investigar: como é estabelecida esta visualidade e como os materiais utilizados para a produção de bonecos, cenários e objetos podem se apropriar de elementos visuais que englobam o tema do roteiro. Para tanto será feita uma pesquisa à respeito da visualidade das festas de reis do interior de Goiás, com o intuito de recolher elementos narrativos e visuais para a elaboração de um curta metragem de animação documental utilizando a técnica de stop motion. Durante a investigação serão levantadas ainda, algumas discussões à respeito do uso de softwares e equipamentos digitais, durante o processo de produção deste tipo de animação e o tipo de interferência destas ferramentas no resultado final.
Palavras-chaves: Animação stop motion, visualidade, Festas de Reis
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License .
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 License which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c. Authors are allowed to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) after the initial publication in this journal, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work ( See The Effect of Free Access).
Every effort has been made to identify and credit the rights holders of the published images. If you have rights to any of these images and have not been correctly identified, please contact the Visuals magazine and we will publish the correction in one of the next issues.