Vestidos de família – fotografia e memória: um diálogo com a obra de Luise Weiss - DOI 10.5216/vis.v6i1eI2.18099
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v6i1ei2.18099Abstract
A proposta do projeto é estabelecer um diálogo entre a investigação de minha memória familiar, a partir das fotografias de família e dos objetos guardados relacionados a essas imagens, e uma pesquisa sobre o trabalho da artista plástica Luise Weiss “Retratos familiares – in memorian” (São Paulo, 1998). Ela investiga e produz a partir das descobertas e reflexões feitas em cima das imagens fotográficas e dos demais objetos de sua família. O interesse em seu trabalho é justamente como ele relaciona os estudos memória e a visualidade. O ponto de partida é o contato com as caixas de guardados de minha avó. Objetos, fotografias, roupas. O vestido de noiva de minha avó, o vestido de debutante de minha mãe, pequenos vestidinhos brancos em rendas e tiras bordadas e as imagens fotográficas que guardam os momentos em que parte dessas peças foram usadas. Expectativas guardadas em velhas caixas de camisa, nas cambraias gastas pelo uso e pelo tempo e nas fotografias avermelhadas da década de 1980. Torna-se inevitável a discussão sobre a percepção desse tempo. O que é lembrado, o que fica guardado, o que é esquecido? A roupa e a fotografia são entendidas não somente como fontes de informação, mas também como artefatos culturais, capazes de guardar o imaginário das mulheres da família. E, ainda, capazes de influenciar esse imaginário – planos, sonhos, vontades, concepções de vida, valores – que é transmitido de uma para a outra. Em cada vestido branco, em cada fotografia, a materialização, a visualidade, desse imaginário.
Palavras-chave: Fotografia, indumentária, memória familiar
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License .
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 License which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c. Authors are allowed to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) after the initial publication in this journal, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work ( See The Effect of Free Access).
Every effort has been made to identify and credit the rights holders of the published images. If you have rights to any of these images and have not been correctly identified, please contact the Visuals magazine and we will publish the correction in one of the next issues.