Visões de cidade: fotografia das paisagens urbanas - DOI 10.5216/vis.v6i1eI2.18094
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v6i1ei2.18094Abstract
A pesquisa está relacionada com a temática sobre fotografia e cidade. Estuda imagens produzidas por três fotógrafos modernos (Eugène Atget, Brassaï, Henri Cartier-Bresson) e três fotógrafos contemporâneos (Franco Fontana, Antônio Saggese, Cássio Campos Vasconcellos) que têm incluído nas suas obras, uma visão particular das paisagens urbanas. Mestres da imagem escrita com luz exploram neste campo, aspectos relacionados com a procura de acontecimentos passageiros na cidade. Eles fornecem com suas propostas, a matéria prima da estrutura conceptual da presente investigação, que utiliza os estilos fotográficos, a linguagem da fotografia e as teorias da cultura visual, para ensaiar uma interpretação formal e crítica das suas imagens baseada na produção de significados. Além disso, o trabalho incorpora mais uma visão de cidade, relacionada com a pesquisa de campo do autor, que explora detalhes dos efeitos visuais efêmeros no cenário citadino, com fotos de sombras, reflexos, texturas, fatos do tempo atmosférico (chuva, vento) e da temporalidade (recuperação, deterioração).
Palavras-chave: Fotografia, fotógrafos, paisagens urbanas
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License .
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 License which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c. Authors are allowed to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) after the initial publication in this journal, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work ( See The Effect of Free Access).
Every effort has been made to identify and credit the rights holders of the published images. If you have rights to any of these images and have not been correctly identified, please contact the Visuals magazine and we will publish the correction in one of the next issues.