DJ Oliveira e a gravura em Goiás - DOI 10.5216/vis.v4i1ei2.18005
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v4i1ei2.18005Abstract
Este texto tem como base o estudo realizado sobre o processo de criação de gravura de DJ de Oliveira. Preocupa-se em abordar não a sua obra, enquanto produto finalizado, mas os seus modos de ação para produzir o objeto artístico. Dentre diversos procedimentos de criação desenvolvidos pelo artista quer-se destacar alguns mecanismos imaginativos que foram arquitetados por ele para produzir a gravura. Ao se optar por abordar os modos de ação do artista e não o sujeito ou a obra, finalizada, esclarece-se que o olhar esteve focado, ao longo da pesquisa, no se percurso para criar a gravura. Entende-se o gesto de criar como uma ação comunicativa, ao considerar a ação criadora como semiose, um gesto que se movimenta em várias direções e envolve aspectos culturais, material, memória acumulada e subjetividade. O artista ao produzir a obra colhe e filtra a matéria do ambiente sociocultural. Ao seguir seus passos, ao orientar-se pelos seus desenhos para produzir comunica-se de modo de modo intrapessoal.
Palavras-chave: processos, gravura, criação.
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