A Fabulação de Imagens Migrantes em Entre Cercas e Era o Hotel Cambridge

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/v.v22.78747

Palavras-chave:

cinema e teatro, migrantes contemporâneos, análise fílmica

Resumo

O artigo utiliza o método da cena, proposto por Jacques Rancière, e a dinâmica da poiésis teatral, elaborada por Jorge Dubatti, para escrever como a potência da figuração engendra fricções entre teatro e cinema. Para tanto, serão analisadas duas obras fílmicas, acionadas como objetos de estudo, trazendo como hipótese central a importância dos atores migrantes na renovada política de imagens, preparando ou movendo a cena para a transformação de agentes errantes em pessoas predicais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARTAUD, Antoin. O Teatro e seu Dublo. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

BAUMAN, Zygmunt. Estranhos à nossa Porta. Rio de Janeiro: Zahar, 2017.

BOAL, Augusto. Jogos para atores e não atores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

BOAL, Augusto. Teatro Legislativo: versão beta. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.

CAFFÉ, Carla. Era o Hotel Cambridge: arquitetura, cinema e educação. São Paulo: Sesc, 2017.

DAWSEY, John. O Teatro dos Boias-Frias: repensando a antropologia da performance. Revista Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 11, n. 24, p. 15-34, jul./dez. 2005.

DRUMOND, Pedro. Era o Hotel Cambridge: entre a reforma e a demolição. Revista Rebeca – Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 207-227, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22475/rebeca.v9n1.648. Acesso em: 5 abr. 2022.

DUBATTI, Jorge. O Teatro dos Mortos. São Paulo: Sesc, 2016.

ENTRE cercas. Direção: Avi Mograbi. Produção: Serge Lalou; Camille Laemlé; Avi Mograbi. Roteiro: Avi Mograbi. [S. l.]: Avi Mograbi Production Productions; Les Films d’Ici Production; Vidéo de Poche, 2016 (84 min), son., color., 35 mm.

ERA o hotel Cambridge. Direção: Eliane Caffé; Luis Albertode Abreu; Inès Figueiró. Produção: André Montenegro, Rui Pires. Intérpretes: Isam Ahmad Issa, Carmen Silva, José Dumont, Suely Franco. Roteiro: Eliane Caffé. [S. l.]: Vitrine Filmes; TuVas Voir; Aurora Filmes, 2016. (99 min), color., 35 mm.

FELDMAN, Ilana. Autobiografia, exílio e alteridade: o cinema de David Perlov, Avi Mograbi e Elia Suleiman. Revista Devires, Belo Horizonte, v. 14, n. 2, p. 30-57, juldez 2017.

GEERTZ, Clifford. O Saber Local: novos ensaios em antropologia interpretativa. Petrópolis: Vozes, 2001.

HONNETH, Axel. Sofrimento de Indeterminação. São Paulo: Esfera Pública, 2005.

KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A Queda do Céu: palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia da Letras, 2015.

LINS, Consuelo; BATISTA, Caio. Era o Hotel Cambridge: quando o documentário ocupa a ficção. Revista Contemporanea Comunicação e Cultura, Salvador, v. 18, n. 2, p. 6-24, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.9771/contemporanea.v18i2.32582. Acesso em: 5 abr. 2022.

MACÉ, Marielle. Siderar, Considerar: migrantes, formas de vida. São Paulo: Bazar do Tempo, 2018.

NAIR, Sami. Y vendrán… las migraciones en tiempos hostiles. Barcelona: Bronce, 2007.

NANCY, Jean-Luc. The evidence of film. Bruxelles: Yves Gevaert, 2001.

RANCIÈRE, Jacques. O Método da Cena. Belo Horizonte: Quixote Do, 2021.

SAFATLE, Vladimir. O Circuito dos Afetos. São Paulo: Cosac Naify, 2015.

SCHECHNER, Richard. Performance e Antropologia de Richard Schechner. Rio de Janeiro: Mauad X, 2012.

TURNER, Victor. The Anthropology of Experience. New York: PAJ Publications, 1987.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Equívocos da Identidade. In: GONDAR, Jô; DOBEDEI, Vera (org.). O Que é Memória Social? Rio de Janeiro: ContraCapa, 2005. p. 145-160.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Prefácio – O Recado da Mata. In: KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A Queda do Céu: palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia da Letras, 2015. p. 4-41.

XAVIER, Tainá. Camadas de espaço-tempo em Era o Hotel Cambridge e Esse amor que nos consome: o trabalho da direção de arte na fronteira entre documentário e ficção. Revista Rebeca, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 195-212, 2019.

Downloads

Publicado

2025-05-14

Como Citar

TASSI TEIXEIRA, R. A Fabulação de Imagens Migrantes em Entre Cercas e Era o Hotel Cambridge . Visualidades, Goiânia, v. 22, 2025. DOI: 10.5216/v.v22.78747. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/78747. Acesso em: 14 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos