A viagem como método e a formação de um Recordatório
DOI:
https://doi.org/10.5216/v.v21.71486Palavras-chave:
fotografia, viagem, cartografia, memóriaResumo
Este artigo apresenta o projeto Recordatório que é uma ação artística relacional e em processo que cria um arquivo com fotografias antigas. Descreve a sua metodologia que se baseia na viagem e na fotografia para a sua construção. Aponta os elementos cartográficos que fundamentam o seu método de criação. Relata duas coletas realizadas no Ceará e se dedica a analisar os aspectos culturais, sociais e simbólicos de um arquivo em construção.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. A câmera clara, nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: 1984.
FRETE. Intérprete: Renato Teixeira. Compositor: Renato Teixeira. In: AMIZADE Sincera. São Paulo: Sony Music Entertainment, 1990.
GOGOL, Nikolai. Almas mortas. Tradução de Tatiana Belinky. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
LISSOVSKY, Maurício. Dez proposições sobre a fotografia do futuro. Disponível em: http://www.dobrasvisuais.com.br/wp-content/uploads/2010/10/Dez-proposi%C3%A7%C3%B5es-sobre-a-fotografia-do-futuro.pdf. Acesso em: 20 abr.
LOTMAN, Iuri. La semiosfera III. Madrid: Ronesis Catedra Universitat de Valencia, 2000.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo; Martins Fontes. 1999.
ONFRAY, Michel. Teoria da viagem, poética da geografia. Porto Alegre, RS: L&PM, 2009.
PASSOS, Eduardo; KRASTRUP, Virgínia. Pistas do método da cartografia: Pesquisa – Intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2010.
ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental. Transformações do desejo. Porto Alegre: Sulina; Editora UFRGS, 2011.
ROUILLÉ, André. La photographie. Paris: Galimard, 2005.
ROULLIÉ, André. A fotografia entre documento e arte contemporânea. Tradução de Constância Egrejas. São Paulo: Editora Senac, 2009.
ROUILLÉ, André. Fotografia contemporânea – Fronteiras e transgressões. Brasília: Casa das Musas, 2013.
RUBY, Jay. Secure the shadow: death and photography in América. USA: The MIT Press, 1995.
SILVA, Armando. Álbum de família, a imagem de nós mesmos. São Paulo: Editora Sesc, 2008.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. Rio de Janeiro: Companhia das letras, 2004.
SOULAGES, François. Estética da fotografia. Perda e permanência. São Paulo: Editora Senac, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Visualidades
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.