Olhares ao sul: Uma experiência de desenho em viagens ao sul de Portugal
DOI:
https://doi.org/10.5216/v.v20.71443Palavras-chave:
Desenho rápido, Autoetnografia, PaisagemResumo
O presente artigo procura dar conta de uma experiência contínua do seu autor desenhando, em esboço rápido (sketching), o quotidiano e o enquadramento paisagístico das férias de verão familiares numa limitada região de praias, no sul de Portugal (Algarve). Cruzam-se desenhos coloridos, realizados in situ, com algumas reflexões marginais com o que se conhece de algumas figuras-referência das artes visuais.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Cezar de; BASSETTO, Roger. Sketchbooks: as páginas desconhecidas do processo criativo. [s.l.]: Editora Ipsis, 2010.
BACALHAU, Daniela. Registos “Bio-Gráficos”: Uma aproximação ao conhecimento do aluno através do Livro-Objeto proposto por uma professora em construção. Revista Digital do LAV, vol. 7, n.1, p. 92-112, 2014.
HAUPTMAN, Jodi. (Coord). Degas, A strange new beauty. Nova Iorque: Metropolitan Museum of Modern Art, 2016.
NISHIMURA, Kiyozaku. The aesthetic appreciation of landscape In SERRÃO, Adriana; REKER, Moirika (Eds.). Philosophy of Landscape: Think, walk, act. Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2019, p.113-133.
SALAVISA, Eduardo. Diários de Viagem, desenhos do quotidiano, 35 autores contemporâneos. Lisboa: Quimera Editores, 2008.
SAN PAYO, Manuel. O desenho em viagem: álbum, caderno ou diário gráfico. O álbum de domingos António de Sequeira. [Tese de doutoramento não publicada]: Lisboa: Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, 2009.
SANTOS, Sílvio. O método da autoetnografia na pesquisa sociológica: atores, perspectivas e desafios. PLURAL, Revista do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da USP, São Paulo, v.24, n.1, 2017, p. 214-241.
WARRELL, Ian. Turner´s Sketchbooks. London: Tate Publishing, 2018
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Visualidades
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.