Da sala de ensaios e do edifício teatral para o mundo: inscrições da viagem na prática de grupos teatrais brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/v.v20.71442

Palavras-chave:

Viagem, Teatro brasileiro, Encenação contemporânea

Resumo

Este artigo percorre um exame filosófico da noção de viagem e suas inscrições na prática de alguns grupos teatrais brasileiros. Suas reflexões são tecidas tomando como exemplo experiências de coletivos como o LUME Teatro, Teatro da Vertigem, Teatro do Concreto, e recorrem aos estudos de pesquisadores como Cardoso (1988), Dias (2010) e Onfray (2009). Ao refletir sobre as abordagens dadas às viagens nos exemplos analisados, discute duas modalidades identificadas: a viagem como modo de conhecer e criar, e a encenação como viagem. Ambas são práticas das quais emergem o artista e o espectador viajantes.

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Publicado

2022-12-06

Como Citar

DE CARVALHO, F. W. Da sala de ensaios e do edifício teatral para o mundo: inscrições da viagem na prática de grupos teatrais brasileiros . Visualidades, Goiânia, v. 20, 2022. DOI: 10.5216/v.v20.71442. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/71442. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Estéticas das viagens