Deslocamentos e Formação Cultural nas Residências Artísticas de Graça Morais
DOI:
https://doi.org/10.5216/v.v20.71375Palavras-chave:
Residências Artísticas;, Formação Cultural;, Pintora Graça MoraisResumo
O presente trabalho tem por base o estudo da relação entre deslocamento, território e identidade no processo de criação da artista visual portuguesa Graça Morais. Pretende-se compreender aspectos relevantes do processo artístico, a partir do deslocamento da artista para a realização de três residências artísticas durante sua trajetória. A análise parte do conceito de formação (bildung) em Gadamer (1999) e da abordagem antropológica da imagem de Belting (2014). Propõe-se também uma contextualização sobre o que é uma residência artística, sua relação com a formação e com o processo
criativo in situ.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Fernando de. Voltarei sem querer aos lugares sagrados. In: Graça Morais – Cabo Verde. Lisboa: Galeria 111, 1989. p. 02-03.
BELTING, Hans. Antropologia da imagem: para uma ciência da imagem. Tradução: Artur Morão. 1ª Ed, Lisboa: KKYM, 2014.
BELTING, Hans. Por uma antropologia da imagem. Revista Concinnitas, Rio de Janeiro, v. 1, n. 8, p. 65-78, jul. 2005.
CAÑIZARES, Vera Santiago. Proyecto artístico y territorio. Granada: Editorial Universidad de Granada, 2004.
CAUQUELIN, Anne. Sítio, lugar e mundo. In: VAZ-PINHEIRO, Gabriela. Curadoria do local: algumas abordagens da prática e da crítica. Torres Vedras, Portugal: ArtInSite, 2005. p. 106-113.
COSTA, Jorge da. Graça Morais, territórios da memória – Definição de um percurso: 1980 – 2008. Porto: Universidade Católica Editora, 2014.
FERREIRA, António Mega. Graça Morais: Os Olhos Azuis do Mar. Porto: Edições Asa, 2005.
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Tradução: Flávio Paulo Meurer. 3ª Ed, Petrópolis: Editora Vozes, 1999.
MORAIS, Graça. O espírito do lugar. Cabo Verde. Guimarães: Museu Alberto Sampaio, 1989. 1 catálogo.
MORAES, Marcos. Residência artística: ambientes de formação, criação e difusão. 2009. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
RUPP, Bettina. Residências em arte contemporânea: espaço, tempo e interlocução. 2017. Tese (Doutorado em Artes Visuais – ênfase em História, Teoria e Crítica da Arte) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Visualidades
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.