Entre dois mundos: visita turística ao jazigo de Pablo Escobar no cemitério Montesacro
DOI:
https://doi.org/10.5216/v.v20.71287Palavras-chave:
Pablo Escobar. Narcotour. Produção Midiática.Resumo
Este artigo objetiva refletir sobre a visita turística ao Cemitério Montesacro, na cidade de Itagüí, na Colômbia, um dos locais indicados no roteiro do narcotour – denominação dada ao percurso que compreende a visita aos lugares que compõem a narrativa sobre a vida de Pablo Escobar e o Cartel de Medellín. O narcotour apresenta-se como experiência de cidade na plataforma Airbnb em Medellín e alimenta-se das produções midiáticas. Conclui-se que a imagem de Pablo Escobar, construída a partir das produções midiáticas, torna-o um produto de consumo simbólico de turistas em Medellín.
Downloads
Referências
BACHELARD, G. A Epistemologia. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1977.
CATROGA. Fernando. O Céu da Memória. Cemitério romântico e culto cívico dos mortos em Portugal (1756-1911). Coimbra: Livraria Minerva Editora, 1999.
DERMOTTA, Ken. La educación es la solución contra la droga. Jornal El Mundo, Colombia, Medellín, ano 13, 18 ago. 1991. Ultima, p. 4.
FOLEY, M.; LENNON, J. J. JFK and dark tourism: a fascination with assassination. International Journal of Heritage Studies, Reino Unido, v. 2, n. 4, p. 198-211. 1996. Disponível em: https://doi.org/10.1080/13527259608722175. Acesso em: 15 abr. 2021.
FRANCO, Jorge. El cielo a tiros. Medellín: Editora Alfaguara, 2018.
GUTIÉRREZ, Juliana Gil. Fallece Popeye de un cáncer de esófago. El Colombiano, [Medellín, Colombia], ano 79, n. p., 6 fev. 2020. Disponível em: https://www.elcolombiano.com/colombia/jhon-jairo-velasquez-alias-popeye-fallece-de-un-cancer-terminal--DG12412661. Acesso em: 21 jan. 2021.
HOBSBAWM, Eric J. Bandidos. Tradução de Donaldson M. Garschagen. 4. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1975.
JAGUARIBE, Beatriz. O choque do real: estética, mídia e cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.
LACALLE, Charo; SOLÀ; Núria Simelio. Judy Moncada: la representación femenina del poder y la ambición. In: LUQUE-GIRALDO Santiago (org.). ¿Por qué amamos a Pablo Escobar? Cómo Netflix revivió al narcotraficante más famoso del mundo. Barcelona: Editorial UOC, 2019. p. 185-192.
LLOSA, Mario Vargas. Los sicarios. El País, Sabaneta, Venezuela, ano 23, n. p., 3 out. 1999. Opinión. Disponível em: https://elpais.com/diario/1999/10/04/opinion/938988004_850215.html. Acesso em: 30 jan. 2021.
LOSONCZY, Anne-Marie. A agência dos mortos santificados nos cemitérios urbanos da Colômbia: o ritual narrado e escrito. Revista Sociologia & Antropologia, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p. 461-478. ago. 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2238-38752015v525. Acesso em: 15 abr. 2021.
MAGNANI, José Guilherme Cantor. De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana. Revista Brasileira de Ciências Sociais [online], São Paulo, v. 17, n. 49, p. 11-29, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/KKxt4zRfvVWbkbgsfQD7ytJ/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 abr. 2021.
MAGNANI, José Guilherme Cantor; SPAGGIARI, Enrico (org.). Lazer de Dentro e de perto: uma abordagem antropológica. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2018.
MARTÍNEZ-MORENO. Rodrigo Francisco. Narco-celebridad y representaciones de Pablo Escobar en Narcos y Escobar, el patrón del mal. Un análisis textual de construcción narrativa desde el personaje. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidad del Norte, Barranquilla, 2017. Disponível em: https://manglar.uninorte.edu.co/handle/10584/7871#page=1. Acesso em: 20 out. 2021.
MÁRQUEZ, Gabriel García. Notícias de um sequestro. Tradução de Artur Guerra e Cristina Rodriguez. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1997.
MONGIN, Olivier. A condição urbana: a cidade na era da globalização. São Paulo: Estação Liberdade, 2009.
NO SOLO fue la visita de Wiz Khalifa: tumba de Pablo Escobar aún es ofrecida en los ‘narcotours’. Publicado pelo Canal Notícias Caracol. Medellín: Notícias Caracol, 2018. 1 vídeo (3 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Lg02j5uKxEY&ab_channel=NoticiasCaracol Acesso em: 15 abr. 2021.
PABLO Escobar tour al Cementerio Jardines de Montesacro. Publicado por Bet Serra. Medellín: Bet Serra, 2016. 1 vídeo (7 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zK58cFoELDc. Acesso em: 15 abr. 2021
QUE DICEN las cartas que dejaron em la tumba de Pablo Escobar en el aniversario 25 de su muerte. Infobae, Medellín, ano 16, n. p., 4 dez. 2018. Disponível em: https://www.infobae.com/america/colombia/2018/12/04/que-dicen-las-cartas-que-dejaron--en-la-tumba-de-pablo-escobar-en-el-aniversario-25-de-su-muerte/. Acesso em: 15 abr. 2021.
RINCÓN, Omar. Todos llevamos un narco adentro – Un ensayo sobre la narco/cultura/telenovela como modo de entrada a la modernidad. MATRIZes, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 193-219. 2013. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/329349279/Todos--llevamos-un-narco-adentro-pdf#. Acesso em: 15 abr. 2021.
RINCÓN, Omar. No somos Narcos, pero sí Pablo. In: LUQUE-GIRALDO, Santiago (org.). ¿Por qué amamos a Pablo Escobar? Cómo Netflix revivió al narcotraficante más famoso del mundo. Barcelona: Editorial UOC, 2019. p. 51-67.
‘UN Robin Hood paisa’: El primer artículo sobre Pablo Escobar. Semana, Bogotá, ano 66, n. p., 25 mai. 2012. Nación. Disponível em: https://www.semana.com/nacion/articulo/un-robin-hood-paisa-el-primer-articulo-sobre-pablo-escobar/258650-3. Acesso em: 15 abr. 2019.
SALAZAR, Alonso. Pablo Escobar: ascensão e queda do grande traficante de drogas. Tradução de Eric Heneault; Olga Cafalcchio. São Paulo: Planeta, 2014.
SARLO. Beatriz. A cidade vista: mercadorias e culturas urbanas. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2014.
TIBBLE, Christopher. Hablan las víctimas de Pablo Escobar. Semana, Bogotá, ano 71, n. p., 21 jun. 2017. Agenda. Disponível em: https://www.semana.com/agenda/articulo/narcotour-victimas-pablo-escobar-cartel-de-medellin-narcotrafico/64319/. Acesso em: 15 abr. 2019.
VALLEJO. Fernando. La virgen de los sicarios. México: Alfaguara, 1994.
VILLEGA-SIMON, Isabel. Poder y hegemonía: Pablo Escobar y Netflix. In: LUQUE--GIRALDO, Santiago (org.). ¿Por qué amamos a Pablo Escobar? Cómo Netflix revivió al narcotraficante más famoso del mundo. Barcelona: Editorial UOC, 2019. p. 97-122
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Visualidades
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.