Trailer, invenção e memória: do sonho à cena
DOI:
https://doi.org/10.5216/v.v20.71261Palavras-chave:
Viagem, Memória, InvençãoResumo
Este artigo apresenta aproximadamente três décadas de memórias, percepções e prospecções a partir de um trailer. Estas são mapeadas em caráter ensaístico e com certo fluxo de fabulação no trato das palavras e imagens, objetivando estimular a invenção de sonhos intermediados pelo objeto em questão. No percurso passamos, de tempos em tempos, por localidades distintas da América do Sul e encontros fortuitos com habitantes inusitados. Desta feita, o trailer se transforma em carga, refúgio, atração, palco, tela de projeção, pulsão, instrumento musical, problema e objeto estético até a sua emancipação.
Downloads
Referências
BACHELARD, Gaston. Poéticas do Espaço. Tradução de Antônio da Costa Leal e Lídia do
Valle Santos Leal. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
DERRIDA, Jacques. Espectros de Marx: o estado da dívida, o trabalho do luto e a nova internacional. Tradução Anamaria Skinner. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1994.
FÉRAL, Josette. Além dos Limites: teoria e prática do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.
GELL, Alfred. Art and Agency: an anthropological theory. Oxford: Claredon Press, 1998.
HARMAN, Graham. Art and Objects. Cambridge: Polity, 2020.
HARMAN, Graham. The Quadruple Object. Londres: John Hunt Publishing, 2011.
LIGNELLI, César. Mateus & Mateusa de Qorpo Santo – catálogo do espetáculo do Coletivo AlaÔca. Brasília: CEN/UnB, 2013a.
LIGNELLI, César. Um credor da Fazenda Nacional de Qorpo Santo – catálogo do espetáculo do Coletivo AlaÔca. Brasília: CEN/UnB, 2013b.
LIGNELLI, César; BALDEZ, Tainá. Formação de plateia num trailer?. In: HARTMANN, Luciana; VELOSO, Graça. (org.). O Teatro e suas Pedagogias: Prática e Reflexões. 1ed.Brasília: Editora UnB, 2016. v. 1, p. 147-170.
LIGNELLI, César. Veículo, dormitório, teatro e instrumento? In: VIII CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – ARTE, CORPO E PESQUISA NA CENA: EXPERIÊNCIA EXPANDIDA, n. 08, 2014, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte. UFMG, 2014. p . 01-07.
LUCAS, João; LIGNELLI, César. DeBanda e a máquina contemporânea. Revista VIS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Arte, Brasília, DF, v. 17, n. 2, p. 152-172, 1 out. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.26512/vis.v17i2.20645. Acesso em: 18 jan. 2022.
MARTINS, João Diogo Matos. Vídeo mapping, uma ferramenta para o design de comunicação.2014. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) – Departamento de Desenho e Comunicação Visual, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2014.
PRECIOSA, R. Errância, contaminações, fluxos esquizos. Visualidades, [s. l.], v. 10, n. 2, p. 57-73, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.5216/vis.v10i2.26550. Acesso em: 18 jan. 2022.
SHAKESPEARE, William. A Tempestade. São Paulo: L&Pm, 2002. Tradução de Beatriz Viegas-Faria.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Visualidades
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.