Trailer, invenção e memória: do sonho à cena

Autores

  • César Lignelli Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil, cesarlignelli@gmail.com https://orcid.org/0000-0003-2684-3172
  • Guilherme Mayer Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil, guigammmayer@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/v.v20.71261

Palavras-chave:

Viagem, Memória, Invenção

Resumo

Este artigo apresenta aproximadamente três décadas de memórias, percepções e prospecções a partir de um trailer. Estas são mapeadas em caráter ensaístico e com certo fluxo de fabulação no trato das palavras e imagens, objetivando estimular a invenção de sonhos intermediados pelo objeto em questão. No percurso passamos, de tempos em tempos, por localidades distintas da América do Sul e encontros fortuitos com habitantes inusitados. Desta feita, o trailer se transforma em carga, refúgio, atração, palco, tela de projeção, pulsão, instrumento musical, problema e objeto estético até a sua emancipação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

César Lignelli, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil, cesarlignelli@gmail.com

Professor Associado de Voz e Performance do Departamento Artes Cênicas (CEN) e dos Programas de Pós-Graduação em Arte (PPG-Arte) e de Pós Graduação em Artes Cênicas (PPG-CEN) da Universidade de Brasília. Pós-Doutor pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014 - 2015). É Doutor em Educação e Comunicação, FE/Universidade de Brasília (2011); Mestre em Arte e Tecnologia na linha de pesquisa Processos Composicionais para a Cena, IDA/UnB (2007); Graduado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2000). Líder do Grupo de Pesquisa Vocalidade & Cena (CNPq desde 2003). Editor do periódico Voz e Cena. Membro da VASTA Voice and Speech Trainers Association (desde 2016). Autor do livro Sons e(m) Cenas (2014 e 2019 - segunda edição), coorganizador do livro Práticas, Poéticas e Devaneios Vocais (2019) e de inúmeros artigos publicados em periódicos qualificados. Pesquisa e orienta temas que envolvam sonoridades, estéticas e pedagogias. Palavra falada e cantada. Glossolalias.Vocalidades e educação. Vocalidades e movimento. Vocalidades e tecnologias. Vocalidades e cultura. Sonoplastia. Música de cena. Música cênica. Desenvolve com recorrência produções estéticas em parcerias com os grupos de teatro Desvio, Sutil Ato, alaOca, Teatro do Concreto e Trupe dos Argonautas. Desde 2017, junto ao Grupo Desvio, circula com o DeBanda pelo Brasil, Singapura, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Perú. (Texto informado pelo autor)

Guilherme Mayer, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil, guigammmayer@gmail.com

Mestrando em Processos Composicionais da Cena pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas (PPG-CEN) da Universidade de Brasília, Bacharel em Interpretação Teatral pelo Departamento Artes Cênicas (CEN) da Universidade de Brasília. Participante do Grupo de Pesquisa Vocalidades & Cena.

Referências

BACHELARD, Gaston. Poéticas do Espaço. Tradução de Antônio da Costa Leal e Lídia do

Valle Santos Leal. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

DERRIDA, Jacques. Espectros de Marx: o estado da dívida, o trabalho do luto e a nova internacional. Tradução Anamaria Skinner. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1994.

FÉRAL, Josette. Além dos Limites: teoria e prática do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.

GELL, Alfred. Art and Agency: an anthropological theory. Oxford: Claredon Press, 1998.

HARMAN, Graham. Art and Objects. Cambridge: Polity, 2020.

HARMAN, Graham. The Quadruple Object. Londres: John Hunt Publishing, 2011.

LIGNELLI, César. Mateus & Mateusa de Qorpo Santo – catálogo do espetáculo do Coletivo AlaÔca. Brasília: CEN/UnB, 2013a.

LIGNELLI, César. Um credor da Fazenda Nacional de Qorpo Santo – catálogo do espetáculo do Coletivo AlaÔca. Brasília: CEN/UnB, 2013b.

LIGNELLI, César; BALDEZ, Tainá. Formação de plateia num trailer?. In: HARTMANN, Luciana; VELOSO, Graça. (org.). O Teatro e suas Pedagogias: Prática e Reflexões. 1ed.Brasília: Editora UnB, 2016. v. 1, p. 147-170.

LIGNELLI, César. Veículo, dormitório, teatro e instrumento? In: VIII CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – ARTE, CORPO E PESQUISA NA CENA: EXPERIÊNCIA EXPANDIDA, n. 08, 2014, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte. UFMG, 2014. p . 01-07.

LUCAS, João; LIGNELLI, César. DeBanda e a máquina contemporânea. Revista VIS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Arte, Brasília, DF, v. 17, n. 2, p. 152-172, 1 out. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.26512/vis.v17i2.20645. Acesso em: 18 jan. 2022.

MARTINS, João Diogo Matos. Vídeo mapping, uma ferramenta para o design de comunicação.2014. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) – Departamento de Desenho e Comunicação Visual, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2014.

PRECIOSA, R. Errância, contaminações, fluxos esquizos. Visualidades, [s. l.], v. 10, n. 2, p. 57-73, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.5216/vis.v10i2.26550. Acesso em: 18 jan. 2022.

SHAKESPEARE, William. A Tempestade. São Paulo: L&Pm, 2002. Tradução de Beatriz Viegas-Faria.

Downloads

Publicado

2022-12-06

Como Citar

LIGNELLI, C.; MAYER, G. Trailer, invenção e memória: do sonho à cena. Visualidades, Goiânia, v. 20, 2022. DOI: 10.5216/v.v20.71261. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/71261. Acesso em: 25 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Estéticas das viagens