O fotógrafo como produtor: sobre a fotografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/v.v19.70615

Palavras-chave:

Walter Benjamin, Fotografia, Produtor

Resumo

O presente artigo tem como objetivo abordar a teoria benjaminiana do autor como produtor, tomando como objeto a fotografia. Na tentativa tanto de expandir a teoria benjaminiana, quanto de testá-la teoricamente, o artigo se constrói de maneira especulativa, através de uma abordagem que vai da filosofia à cultura visual, pautando, ao fim, um princípio fotográfico condizente com a teoria benjaminiana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Racy, Universidade da Antuérpia, Antuérpia, Bélgica, gustavo.racy@outlook.com

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade da Antuérpia, Bélgica.
Membro do Visual and Digital Cultures Research Center (ViDi), da Universidade da Antuérpia e do Núcleo de Análise de Conjuntura Internacional (NACI), da PUC-SP.

Referências

BARTHES, Roland. Image-Music-Text. London: Fontana Press, 1977.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Primeira versão. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e História da cultura (Obras Escolhidas). São Paulo: Brasiliense, 1996a. v. 1, p. 165-196.

BENJAMIN, Walter. O Autor como Produtor. Conferência pronunciada no Instituto para o Estudo do Fascismo, em 27 de abril de 1934 In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e História da cultura (Obras Escolhidas). São Paulo: Brasiliense, 1996b. v. 1, p. 120-136.

BENJAMIN, Walter. Pequena história da fotografia. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e História da cultura. (Obras Escolhidas). São Paulo: Brasiliense, 1996c. v. 1, p. 91-107.

BRECHT, Bertolt. Diálogo Sôbre a Arte de Representar. In: MACIEL, Luiz Carlos. (org.). Teatro Dialético. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1970. p. 42-45.

BUCK-MORSS, Susan. Aesthetics and Anaesthetics: Walter Benjamin’s Artwork Reconsidered. October, Cambridge, Massachusetts, n. 62, p. 3-41, Autumn, 1992.

BUDEN, Boris. Re-reading Benjamin’s “Author as Producer” in the Post-Communist East. Transversal: eipcp multilingualwebjournal. Wien, Österreich, 2004. Disponível em: http://eipcp.net/transversal/1204/buden/en. Acesso em: 10 out. 2018.

EILAND, Howard; JENNINGS, Michael W. Walter Benjamin. A Critical Life. Cambridge, Massachusetts: The Belknap Press, 2014.

HARRISON, Charles; WOOD, Paul. (org.). Art in Theory 1900-1990. An Anthology of Changing Ideas. Cambridge, Massachusetts: Blackwell, 1992.

KÖHN, Eckhardt. “Kleine Geschichte der Photographie”. In: LINDNER, Burckhardt. (org.). Benjamin Handbuch. LebenWerk Wirkung. Stuttgart, Deutschland: J. B. Metzler, 2006. p. 399-405.

STOPFORD, John. The Death of the Author (as Producer). Philosophy and Rhetoric, State College, Pennsylvania, v. 23, n. 3, p. 181-194, 1990.

Downloads

Publicado

2022-10-25

Como Citar

RACY, G. O fotógrafo como produtor: sobre a fotografia. Visualidades, Goiânia, v. 19, 2022. DOI: 10.5216/v.v19.70615. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/70615. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos