O fotógrafo como produtor: sobre a fotografia
DOI:
https://doi.org/10.5216/v.v19.70615Palavras-chave:
Walter Benjamin, Fotografia, ProdutorResumo
O presente artigo tem como objetivo abordar a teoria benjaminiana do autor como produtor, tomando como objeto a fotografia. Na tentativa tanto de expandir a teoria benjaminiana, quanto de testá-la teoricamente, o artigo se constrói de maneira especulativa, através de uma abordagem que vai da filosofia à cultura visual, pautando, ao fim, um princípio fotográfico condizente com a teoria benjaminiana.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. Image-Music-Text. London: Fontana Press, 1977.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Primeira versão. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e História da cultura (Obras Escolhidas). São Paulo: Brasiliense, 1996a. v. 1, p. 165-196.
BENJAMIN, Walter. O Autor como Produtor. Conferência pronunciada no Instituto para o Estudo do Fascismo, em 27 de abril de 1934 In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e História da cultura (Obras Escolhidas). São Paulo: Brasiliense, 1996b. v. 1, p. 120-136.
BENJAMIN, Walter. Pequena história da fotografia. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e História da cultura. (Obras Escolhidas). São Paulo: Brasiliense, 1996c. v. 1, p. 91-107.
BRECHT, Bertolt. Diálogo Sôbre a Arte de Representar. In: MACIEL, Luiz Carlos. (org.). Teatro Dialético. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1970. p. 42-45.
BUCK-MORSS, Susan. Aesthetics and Anaesthetics: Walter Benjamin’s Artwork Reconsidered. October, Cambridge, Massachusetts, n. 62, p. 3-41, Autumn, 1992.
BUDEN, Boris. Re-reading Benjamin’s “Author as Producer” in the Post-Communist East. Transversal: eipcp multilingualwebjournal. Wien, Österreich, 2004. Disponível em: http://eipcp.net/transversal/1204/buden/en. Acesso em: 10 out. 2018.
EILAND, Howard; JENNINGS, Michael W. Walter Benjamin. A Critical Life. Cambridge, Massachusetts: The Belknap Press, 2014.
HARRISON, Charles; WOOD, Paul. (org.). Art in Theory 1900-1990. An Anthology of Changing Ideas. Cambridge, Massachusetts: Blackwell, 1992.
KÖHN, Eckhardt. “Kleine Geschichte der Photographie”. In: LINDNER, Burckhardt. (org.). Benjamin Handbuch. LebenWerk Wirkung. Stuttgart, Deutschland: J. B. Metzler, 2006. p. 399-405.
STOPFORD, John. The Death of the Author (as Producer). Philosophy and Rhetoric, State College, Pennsylvania, v. 23, n. 3, p. 181-194, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Visualidades
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.